Qual é o melhor filme do século XXI? Agora há uma resposta bastante clara para essa pergunta.
O New York Times perguntou a mais de 500 diretores influentes, atrizes, atores e outros grandes nomes de Hollywood quais são os melhores filmes lançados desde 1º de janeiro de 2000. A lista inclui 100 títulos, desde um punhado de dois mil longas como Gladiador até alguns de 2023, incluindo Oppenheimer, de Christopher Nolan.
Estes são os 10 melhores filmes dos últimos 25 anos
Barunson E&A
Queremos nos concentrar no top 10, ou seja, os dez longas que receberam as melhores avaliações dos 500 cineastas. Então, aqui estão os dez melhores filmes do século XXI:
- Parasita
- Cidade dos Sonhos
- Sangue Negro
- Amor à Flor da Pele
- Moonlight: Sob a Luz do Luar
- Onde os Fracos Não Têm Vez
- Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
- Corra!
- A Viagem de Chihiro
- A Rede Social
Os cineastas de Hollywood votaram em Parasita, de Bong Joon Ho, como número um, seguido pela obra-prima de David Lynch, Cidade dos Sonhos, e, fechando o top 3, o faroeste de Paul Thomas Anderson, Sangue Negro.
Outros dois filmes asiáticos também estão representados no top 10: Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-Wai, e A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki. Há outras duas obras-primas dos anos 2000 (Onde os Fracos Não Têm Vez e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças) e dois vencedores do Oscar de um passado mais recente (Corra! e Moonlight). E, por fim, A Rede Social é o longa que Quentin Tarantino considera o melhor da década de 2010.
No streaming: 132 minutos de alta tensão em um dos melhores thrillers da última década
Falando de Quentin Tarantino: Não sabemos se o diretor, que apareceu três vezes na lista dos 100 com Kill Bill – Volume 1, Bastardos Inglórios e Era Uma Vez em… Hollywood, também participou da votação.
No entanto, o especialista da indústria Matt Belloni, em seu boletim informativo, tem uma lista de cineastas que votaram em seus próprios filmes – incluindo produtores como Jason Blum (Corra!, Whiplash – Em Busca da Perfeição), cineastas como Darius Khondji (Joias Brutas) e estrelas como Vicky Krieps (Trama Fantasma) e Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão).