Interpretar a personagem Adriana na novela custou um preço alto para a atriz, que precisou transformar sua aparência não uma, mas duas vezes.
Antes da estreia, alguns atores precisam passar por transformações físicas radicais – e nem mesmo as grandes estrelas da TV escapam disso. Claudia Raia é um ótimo exemplo de como certos papéis exigem mudanças intensas, mas sua experiência em Rainha da Sucata (1990), atualmente em reprise No Vale a Pena Ver de Novo, acabou sendo traumática para a atriz.
Para interpretar Adriana, a “bailarina das coxas grossas”, Claudia teve que engordar cerca de 10 kg a pedido do próprio autor da novela, Silvio de Abreu. No entanto, no meio das gravações, ela se arrependeu e confessou ao novelista que não aguentava mais estar acima do peso. O resultado? Uma dieta rigorosa na vida real e cenas hilárias na ficção!
A mudança radical de Claudia Raia
Nos primeiros capítulos de Rainha da Sucata, Claudia Raia surgiu com 13 quilos a mais (74kg, no total). No entanto, a intérprete da desastrada bailarina passou a ser alvo de ataques por conta do peso e, como consequência, teve a autoestima completamente abalada.
“Eu engordei para a novela e eu comecei a me sentir mal, porque eu tenho uma coisa de estética muito forte. Até porque eu dancei a minha vida inteira, e danço. Então para mim foi complicado ficar com 13 kg a mais. Eu me sentia uma ‘elefoa’, uma anta de gorda. Foi horrível”, disse Claudia em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em 1991.
Divulgação/TV Globo
“As pessoas até diziam isso na rua, mas não agressivamente. Mas [a mudança] não foi porque as pessoas pediram. Eu que comecei a me sentir mal, usar roupas largas. Mas eu espero nunca perder o amor do público, porque acho que sem ele eu não vou conseguir viver.”
Foi assim que a atriz decidiu passar por mais uma transformação, desta vez para emagrecer. Com o acompanhamento do homeopata Francisco Trotte Filho, ela se internou um Spa na cidade gaúcha de Gramado e conseguiu perder 10 kg em apenas três semanas.
Quando passou Rainha da Sucata? Relembre como era o mundo na época em que o sucesso de audiência da Globo foi ao ar
Segundo informações do Jornal do Brasil, publicadas em junho de 1990, a alimentação da estrela era restrita, com uma dieta frugal que incluía peixes e aves sem pele, além de um composto farmacêutico à base de plantas.
As porções de comida eram pequenas, e ela não podia consumir água durante as refeições. As bebidas só eram liberadas após um período que variava entre 30 e 60 minutos.
Mas calma: Claudia também tinha alguns dias de “desintoxicação da dieta” para se sentir melhor. Nesses dias, ela podia consumir suco de laranja batido com iogurte, queijo e presunto, além de frutas alcalinas, como melancia, banana, mamão e melão.
Enquanto isso, na novela…
É cllaro que, na história de Rainha da Sucata, a perda de peso de Claudia Raia precisava ser justificada – e Silvio de Abreu encontrou uma solução bastante curiosa!
O autor criou cenas cômicas em que a personagem segue uma dieta rígida para tentar conseguir um emprego. Em uma das sequências, para queimar calorias, Adriana se enrola em um plástico de PVC, corre e pula corda dentro de casa. É mole?!
Rainha da Sucata é exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 17h15 (horário de Brasília), na TV Globo. A novela também está disponível para assinantes do Globoplay.




