O final da Saga do Infinito é cheio de momentos memoráveis, mas há um que encantou e irritou Nia DaCosta ao mesmo tempo.
Em 25 de abril de 2019, a Saga do Infinito chegou ao fim. Os 22 filmes que compunham o Universo Cinematográfico Marvel na época atingiram seu clímax com Vingadores: Ultimato, uma data aguardada com ansiedade e com a qual a Marvel correspondeu às expectativas. Mas não foi perfeito para todos.
A diretora Nia DaCosta, que ficou à frente de As Marvels, por exemplo, revelou que, entre todas essas sequências épicas que compõem Ultimato, há uma que a deixou feliz e irritada em partes iguais: a homenagem às heroínas da franquia.
“Me deu arrepios”
Como você deve se lembrar, há um momento no filme em que todas as guerreiras da saga se reúnem. Temos Gamora (Zoe Saldana), Okoye (Danai Gurira), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Mantis (Pom Klementieff), Valquíria (Emma Thompson) e Capitã Marvel (Brie Larson). Um ótimo momento, mas que também foi muito breve.
Como muitas mulheres ao redor do mundo, assisti a Vingadores: Ultimato e aqueles seis segundos em que todas as mulheres da Marvel se uniram. Me deu arrepios, mas, ao mesmo tempo, me incomodou muito. Eu pensei: ‘Por favor, nos dêem duas horas disso’.
O sentimento que DaCosta sentiu na época — e compartilhou em uma entrevista com a Entertainment Weekly — foi ecoado por muitos. Quando Vingadores: Ultimato estreou em 2019, havia apenas um filme com uma heroína solo: Capitã Marvel.
Viúva Negra, que sempre foi um pilar da franquia, teve que esperar até 2021 para ver sua estreia no cinema. Após a pandemia, o filme não superou a expectativa do público. Talvez teria ido melhor se fosse me outra época.
Marvel Sudios
Agora tudo mudou! Personagens femininas têm seu lugar na Marvel e DaCosta é uma das encarregadas de fazê-lo. Ela liderou uma equipe composta por Carol Danvers (Larson), Kamala Kahn (Iman Vellani, de Ms. Marvel) e Monica Rambeau (Teyonah Parris, que vimos em WandaVision e Capitã Marvel).
Em As Marvels, Nick Fury (Samuel L. Jackson) retornou depois de o termos visto pela última vez em Homem-Aranha: Longe de Casa. Os três protagonistas trabalharam juntos para superar as consequências de seu confronto com os Kree e salvar a humanidade.
Infelizmente, o filme não foi bem nas bilheterias e, na verdade, é o de menor bilheteria de todo o Universo Cinematográfico Marvel. Arrecadou apenas 206 milhões de dólares globalmente. Precisavam entre 440 milhões e 700 milhões de dólares para nos tornarmos lucrativos, então foi um prejuízo enorme para o estúdio.
Você pode conferir as obras do MCU no Disney+.