Após a negativa, o cargo acabou ficando com Leonardo DiCaprio.
Não há como negar que Titanic é um dos maiores clássicos da história do cinema, um filme assinado em 1997 por James Cameron. A trama foi protagonizada de forma brilhante por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio – e o que poucos sabem é que o personagem deste último poderia ter sido de Matthew McConaughey.
No livro The Bigger Picture: My Blockbuster Life & Lessons Learned Along the Way, o produtor Jon Landau revelou que inicialmente Cameron considerou McConaughey para o papel de Jack, mas a ideia foi descartada após as audições. Segundo Landau, o sotaque sulista do ator, que nasceu no Texas, acabou atrapalhando sua contratação, por mais que ele tenha encantado a todos no set com seu charme.
“Nós o trouxemos para fazer uma cena com Kate [Winslet]. Você quer verificar a química, não apenas como as pessoas se parecem no filme, mas como elas interagem”, conta o produtor em suas memórias. Quando McConaughey proferiu suas falas com sotaque sulista, Cameron reagiu: “Isso é ótimo, mas agora vamos tentar de um jeito diferente”.
Após o pedido do cineasta, veio a resposta de McConaughey que o fez perder o papel:
“Não. Isso foi muito bom. Obrigado.”
Vale lembrar que, em 2018, Matthew já havia contado sobre o teste para o The Hollywood Reporter, mas sem entrar em detalhes.
“Fiz o teste com Kate Winslet. Tudo correu muito bem. Saí confiante de que tinha conseguido. Não consegui. Nunca me ofereceram.”
Titanic foi indicado a 14 Oscars, acabando por levar para casa um total de 11 estatuetas. Até o momento, o longa-metragem representa a quarta maior bilheteria da história do cinema, superado apenas por Avatar, Vingadores Ultimato e Avatar: O Caminho da Água.