(Win McNamee/Getty Images)
Desde a campanha, o presidente americano Donald Trump promete deportar os imigrantes ilegais. Às vésperas da sua posse, que acontece na segunda-feira, 20, uma pesquisa de opinião, realizada com 2.128 americanos, revela que 55% da população apoia a decisão do presidente. Quatro de cada dez entrevistados acreditam que os imigrantes ilegais representam uma ameaça às vagas dos empregos, que deveriam ser dos americanos. A mesma sensação é compartilhada em relação ao direito ao plano de saúde e a moradia. A xenofobia é maior entre republicanos (68%) do que democratas (13%).
Publicada neste sábado 18, a pesquisa foi realizada pelo instituto Ipsen e o New York Times. Os dados revelam que os americanos depositam no movimento migratório entre a fronteira do México e dos Estados Unidos a razão para o aumento da criminalidade no país. A pesquisa também questionou sobre os imigrantes legais. A maioria acha que o ideal seria limitar a quantidade de novos residentes que chegam todos os anos. Querem um endurecimento nas leis.
O levantamento questionou a opinião dos americanos sobre o movimento migratório nos últimos quatro anos, ou seja, que foi o período do ex-presidente Biden, que registrou o maior volume de imigrantes deportados dos últimos dez anos. Mas isso não é suficiente, pelo visto. Os americanos querem uma faxina migratória.
América Latina expressa preocupação com política migratória de Trump
O anúncio de deportação maciça anunciada por Trump preocupa a maioria dos países latino-americanos, entre eles, o Brasil. Na última sexta-feira, 17, a chancelaria do México pulicou nota sobre a incompatibilidade da política com “os princípios fundamentais dos direitos humanos”. Os diplomatas fizeram um documento onde registram a importância de uma “abordagem humanística”.
Leia:
+ https://veja.abril.com.br/mundo/mais-da-metade-dos-americanos-apoiam-a-deportacao-de-imigrantes-ilegais/




