10ª temporada desta clássica antologia dos anos 2000, Digimon Beatbreak aborda universo da saga com temas atuais.
Há 26 anos, a televisão no Brasil era um espaço completamente diferente do que vemos hoje. Com crianças tendo opções para assistir ao que desejavam entre pelo menos 3 canais da TV aberta, era possível acompanhar de aventuras dos mutantes de X-Men Evolution a animes icônicos como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco. Tudo isso enquanto todos passavam horas descobrindo novos mundos antes ou depois da escola.
Era também um cenário de uma rixa que quase 3 décadas depois ainda não foi completamente superada, a de Pokémon versus Digimon. Ainda que isso tenha seu quê de coerência, esse papo não tem um fundamento muito concreto além da superfície. Sim, os monstros digitais surgiram a partir do sucesso do universo de Ash, mas depois disso os caminhos foram completamente distintos.
Quase 20 anos depois, duas temporadas de Digimon retornam ao Brasil em serviço de streaming – a mais polêmica e a mais bem avaliada
Digimon Adventure se estabeleceu como uma sólida narrativa, acompanhando um grupo de crianças e seus parceiros inusitados para eventualmente salvar tanto o Digimundo quanto a Terra. Apresentou temas complexos, divertiu e fez uma grande parcela da audiência chorar com a primeira das muitas despedidas do Leomon que viriam a acontecer a cada nova temporada.
Nos anos seguintes, a franquia abraçou o seu lado antológico para discorrer em diferentes versões dessa dinâmica. Adventure 02, Tamers, Frontier e até Savers tiveram seu apelo, mas os anos seguintes foram responsáveis por mudanças tão distantes do conteúdo original que perdeu parte do seu público. Após resgatar a nostalgia com Digimon Adventure Last Evolution Kizuna e Digimon Adventure 02: O Início, e a tentativa de um anime de terror com Ghost Game, chegou a hora de uma nova reformulação nesta saga.
Digimon BEATBREAK vem aí!

Toei Animation
A 10ª temporada da série se chamará Digimon Beatbreak e terá uma narrativa completamente nova que parece querer se comunicar com um público mais velho, entre adolescentes e jovens adultos. Com temas como inteligência artificial e um grupo de caçadores de recompensas, o anime de ficção científica ganhou suas primeiras imagens oficiais nesta sexta-feira, 1 de agosto, dia em que comemora-se o Odaiba Memorial Day.
Digimon Adventure 02: O Início sacrifica nostalgia e flerta com o terror em filme que mudará a franquia para sempre
Abaixo, confira a sinopse:
“‘e-Pulse’, gerado por pensamentos e emoções humanas, foi usado como fonte de energia para “Sapotama”, o dispositivo de suporte de IA. Por trás desse desenvolvimento notável, surge um monstro aterrorizante.
Digimons são seres vivos que evoluem ao consumir e-pulse. Tomoro Tenma é atraído para uma experiência extraordinária após conhecer Gekkomon, que surge repentinamente de seu Sapotama.
Enquanto convive com Kyo Sawashiro e outros membros da equipe de caçadores de recompensas ‘Golden Dawn’, Tomoro renova sua determinação. Que novo futuro será forjado por humanos e digimons?”
Além de ter uma espécie de digivice chamado Sapotama, a primeira prévia promete uma mistura de elementos interessantes da franquia com o frescor de outras animações contemporâneas: o foco em uma organização como em Savers, as típicas batalhas, uma pitada de mistério e a leitura dessas criaturas de maneira abstrata perante a sociedade.
Ainda é cedo para dizer, mas com um ano cheio de novidades para a franquia, o anime pode trazer o retorno da popularidade iniciada no final dos anos 1990. Digimon Beatbreak estreia no Japão em 5 de outubro, dois dias depois do lançamento do aguardado game Digimon Story: Time Stranger.
Digimon Day: Há 25 anos, Tai e seus amigos iniciavam jornada que introduziu temas valiosos e densos a diferentes gerações
Ainda não há previsão de chegada no Brasil, mas caso siga a última temporada, o anime será transmitido pela Crunchyroll no dia seguinte à exibição original.