A greve dos roteiristas parecia prejudicial à produção, mas, por uma decisão ousada da CBS, acabou tendo o efeito contrário.
Todo mundo sabe que The Big Bang Theory é uma das sitcoms mais bem-sucedidas da história da TV, mas poucos imaginam que, durante sua primeira temporada, a série enfrentou um desafio inesperado: a greve dos roteiristas de Hollywood, que aconteceram entre 2007 e 2008.
O impasse obrigou a produção a parar, deixando o futuro da trama em suspenso. No entanto, a CBS encontrou uma estratégia genial que não só manteve o público engajado como projetou a popularidade do seriado: a reexibição intensiva dos episódios já produzidos.
Como a greve salvou The Big Bang Theory ?
CBS
Jim Parsons, que interpretou o icônico Sheldon Cooper, comentou no livro de Jessica Radloff, The Big Bang Theory: The Definitive, Inside Story of the Epic Hit Series: “Na minha opinião, a greve foi uma das coisas mais acidentalmente felizes que poderiam ter nos acontecido. A CBS reexibiu nossos primeiros oito episódios repetidamente, e isso nos deu uma exposição incrível“.
Essa tática não só aumentou a familiaridade do público com o humor da série como atraiu espectadores que, inicialmente, talvez não tivessem dado atenção ao programa. O que parecia ser uma crise — a paralisação durou 100 dias, segundo o The Hollywood Reporter — transformou-se em uma jogada de marketing brilhante.
Você já assistiu The Big Bang Theory dez vezes? Saiba que é saudável assistir à mesma série repetidamente
Kaley Cuoco, que ficou mundialmente conhecida como Penny, destacou outro detalhe curioso: “Os episódios eram exibidos em voos, o que nos deu uma visibilidade absurda. As pessoas me abordavam dizendo: ‘Vi seu seriado no avião e adorei!'”. A atriz ainda brincou: “Quem não assistiria duas vezes? Com tantas reprises, até meu cachorro decorou as falas!“. O resultado foi tão impactante que a renovação para a segunda temporada veio em tempo recorde.
Bill Prady, cocriador da série, explicou ao Variety: “Normalmente, renovações são cercadas de ansiedade, mas dessa vez foi diferente. O sucesso das reexibições durante a greve deixou claro que tínhamos algo especial“. Nina Tassler, então presidente de entretenimento da CBS, corroborou: “Quando retomamos as gravações, a base de fãs já estava consolidada, e os índices de audiência subiram“.
Hoje, o legado de The Big Bang Theory permanece vivo: além das 12 temporadas, a produção garantiu o spin-off Young Sheldon — que, por sinal, também se tornou um fenômeno, comprovando o poder duradouro do universo criado por Chuck Lorre e Bill Prady. Tanto que Georgie e Mandy: Seu Primeiro Casamento ainda está no ar, sendo outra série derivada desse universo.
As três séries estão disponíveis na Max.




