Explorando o terror slasher e a sátira, M3GAN se tornou um sucesso surpreendente ao arrecadar quase dez vezes seu valor de produção em bilheteria e dominar as discussões nas redes sociais. Na época, apenas há 3 anos atrás, a Inteligência Artificial Generativa ainda era algo em teste, mas, agora, M3GAN 2.0 já estreia em um lugar onde uma ameaça assim é muito mais palpável.
Dois anos após os eventos do primeiro filme, a sequência acompanha a terrível, demoníaca e dançante boneca assassina e sua criadora Gemma (Allison Williams) que, agora, tornou-se uma autora de sucesso e luta a favor do controle governamental sobre IA. Enquanto isso, um poderoso empresário rouba a tecnologia do protótipo da boneca com o objetivo de construir uma arma militar letal chamada AMELIA (Ivanna Sakhno), uma espiã altamente treinada e sem limites.
Rapidamente, AMELIA ganha uma autoconsciência poderosa e começa a se rebelar contra as ordens e vontades humanas, tornando-se um perigo cada vez maior de aniquilação. A única salvação? Reativar M3GAN e reprogramar a boneca para derrotar Amelia de uma vez por todas.
Tal sinopse despertou comparações com um dos maiores filmes de ação e ficção científica, O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, no qual também vemos o androide T-800 vivido por Arnold Schwarzenegger em uma batalha contra um outro robô maligno para proteger um garotinho e toda a humanidade.
M3GAN e O Exterminador do Futuro têm o mesmo enredo?
Carolco
Diante de tal reação do público, o diretor Gerard Johnstone se pronunciou dizendo que as semelhanças não passam de uma coincidência, até porque só há um determinado leque de caminhos que ele poderia seguir para dar continuidade à franquia:
“É muito engraçado porque as comparações começaram depois que o roteiro já estava escrito. Não me lembro quem foi a primeira pessoa a mencionar Terminator 2, mas pensei: ‘É, acho que James Cameron fez isso primeiro — como todo o resto. Mas eu estava realmente focado em um arco de redenção para M3GAN”, explicou Johnstone em entrevista ao The Hollywood Reporter.
O cineasta ainda se aprofundou no argumento de que a construção de ambas as sinopses são distintas: “O Exterminador do Futuro 2 tem um robô completamente diferente. Ele precisa aprender certas coisas, mas foi programado para proteger desde o início. M3GAN 2.0 é sobre uma máquina que consideramos malévola, mas depois nos aprofundamos mais”, detalhou.
M3GAN 2.0 entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 29 de junho.




