+ Postagens

“Hollywood não é sobre arte”: Como Robert Redford perdeu a fé na indústria cinematográfica – Notícias de cinema

Ninguém acreditava em um filme que era tão importante para ele.

Hollywood perdeu uma lenda absoluta com a morte de Robert Redford. Mas mesmo um astro como ele enfrentou dificuldades na indústria. Particularmente frustrante foi Os Amantes do Perigo, dirigido por Michael Ritchie, baseado em um romance de Oakley Hall e muito querido por Redford.

Em uma entrevista à Harvard Business Review, o astro de Butch Cassidy falou sobre a experiência desilusiva:

“Em 1969, fiz meu primeiro filme independente, Os Amantes do Perigo. Foi então que aprendi como a indústria cinematográfica realmente funciona. Não recebi nenhum cachê de ator ou produtor. Simplesmente levar a ideia para a tela era muito mais importante para mim do que o dinheiro. Eu simplesmente presumi que, uma vez feito, o filme também seria distribuído.”

Walt Disney Studios

Mas as coisas aconteceram de forma diferente: o longa até foi lançado nos cinemas, mas ninguém acreditava que seria um grande sucesso – então estreou apenas em algumas telas, e Redford e Ritchie foram deixados por conta própria na hora de comercializá-lo.

“O sistema de distribuição cinematográfica da época era fechado; os estúdios e as redes de cinema tinham relações estreitas que remontavam a 40 ou 50 anos. O estúdio simplesmente descartou [o filme] sem pensar duas vezes. Isso partiu meu coração. Claro, Hollywood não é sobre arte, eu já sabia disso. Mas eu não percebi que a única pergunta que você precisa responder se realmente quer que um filme seja produzido e distribuído é: como seu projeto vai render dinheiro?”

O filme arrecadou apenas US$ 1,9 milhão nas bilheterias internacionais – pouco acima do seu orçamento. Um consolo pode ter sido a resposta esmagadoramente positiva da crítica a Os Amantes do Perigo: o crítico Roger Ebert, por exemplo, o chamou de “o melhor filme já feito sobre esportes sem ser realmente sobre esportes”.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: