É realmente inacreditável que esta ótima saga de ficção científica nunca tenha tido continuação, que provavelmente nunca chegará.
Entre 2009 e 2016, três novos filmes de Star Trek foram lançados, com foco na jovem tripulação da Enterprise. Além da Escuridão – Star Trek, o segundo filme do reboot de ficção científica, gerou enorme expectativa em seu lançamento. Também contou com a participação do lendário vilão Khan.
O imperdível Star Trek: Sem Fronteiras levou a saga de volta às suas raízes, contando uma emocionante aventura de ficção científica em um planeta alienígena que se beneficiou muito do elenco bem ensaiado de Chris Pine, Zachary Quinto e Zoe Saldana. Até o momento, continua sendo o último filme do reboot!
Sequência de ficção científica fracassada
O principal motivo da estagnação de Star Trek nas bilheterias é o desempenho de Star Trek: Sem Fronteiras. Apesar da qualidade, a sequência não atendeu às expectativas financeiras. Um orçamento de 185 milhões de dólares (excluindo o marketing) arrecadou 343 milhões de dólares em todo o mundo, o que é muito baixo para um sucesso de bilheteria.
Outro problema acabou sendo a busca por talentos. Como já mencionado, o reboot de Star Trek depende de seu elenco. Por muito tempo, ficou incerto se esse elenco retornaria. Originalmente, Chris Hemsworth estava até planejado para retornar como o pai de Kirk. Mas negociações intermináveis frustraram esses planos.
Prime Video
A situação se tornou particularmente complicada quando dois projetos diferentes de Star Trek estavam em discussão. Enquanto a sequência clássica, Star Trek 4, não avançava, o diretor e roteirista Quentin Tarantino revelou seu interesse em seu próprio spin-off. No entanto, isso nunca se concretizou.
Nem o diretor nem o roteiro foram finalizados
Após cinco anos de produção frenética, em 2021, pareceu brevemente que Star Trek 4 finalmente se tornaria realidade. Uma data de lançamento nos cinemas foi até definida: 9 de junho de 2023.
Dois anos depois, o filme ainda não tem um diretor! Matt Shakman, que originalmente deveria dirigir Star Trek 4, deixou o projeto e, em vez disso, dirigiu O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, da Marvel. Em uma entrevista à Esquire, o ator Chris Pine expressou sua frustração com a situação.
Depois que [Star Trek: Sem Fronteiras] não arrecadou o bilhão de dólares esperado e Anton Yelchin morreu, parece meio amaldiçoado. Em Star Trek, os atores geralmente são os últimos a serem informados. […] É frustrante, não cria exatamente o mais forte senso de comunidade.
Embora Star Trek tenha prosperado no segmento de séries há anos, o segmento de filmes continua sendo um grande projeto em andamento. Agora parece mais provável que o próximo filme seja mais um reboot da série.
Star Trek: Sem Fronteiras está disponível no Paramount+.




