É hora de recuperar uma das melhores séries da década passada com Watchmen.
Com o salto da Marvel e seu universo cinematográfico para as séries, além de fenômenos como The Boys, temos super-heróis na TV por um bom tempo. No entanto, uma das melhores produções dos últimos tempos não tem nada a ver com esses dois, e apenas tangencialmente com a DC. Já com a 1ª temporada demonstrou sua grandeza. Essa é Watchmen.
A imprescindível HQ de Alan Moore, que já havia sido adaptada para o cinema por Zack Snyder em um filme questionável, agora dava o salto para a televisão pelas mãos de Damon Lindelof. Uma das melhores mentes da televisão moderna levou com sucesso as ideias da obra original em uma espécie de sequência que pode ser apreciada na HBO Max, assim como sua mais recente série, A Senhora Davis.
A ficção está ambientada após os acontecimentos durante a Guerra Fria que, situada entre as décadas de 40 e 80, foi um confronto econômico, social, militar, informativo e científico que começou após o fim da Segunda Guerra Mundial entre o bloco Ocidental e o bloco do Leste, liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética, respectivamente.
No entanto, se passa em um universo alternativo onde existem super-heróis e eles foram ilegalizados. A polícia usa máscaras por medo de que os criminosos ataquem suas famílias e os que foram os Watchmen estão dispersos em um mundo que ainda está tentando se recuperar anos depois da morte de milhões de pessoas em Nova York com o aparecimento de uma lula gigante extraterrestre.
Snyder foi um dos primeiros envolvidos em uma potencial série de Watchmen, mas finalmente saiu do projeto que recaiu sobre o criador de Lost e The Leftovers. Obcecado com a HQ desde que a leu em sua adolescência, Lindelof procedeu a atualizar a história e suas poderosas ideias sobre autoritarismo e pânico, conectando-as com vários problemas atuais como a brutalidade policial ou a ascensão dos extremismos.
HBO
Watchmen: corajosa e extravagante
São ideias muito arriscadas para levar a uma ficção de super-heróis, e os responsáveis o fazem sem renunciar aos elementos extravagantes que possuía a obra original, como a impactante catástrofe causada por uma lula gigante proveniente do espaço. É por isso que estamos diante de uma série tão corajosa quanto audaciosa, que consegue manter a grandeza daquilo em que se baseia e encontra maneiras de torná-la divertida para as pessoas.
Nem todos os fãs apreciarão as decisões e mudanças tomadas, mas não há dúvida de que vêm motivadas pelo mesmo inconformismo e inteligência que motivaram Moore em seu momento. Todos aqueles que estão cansados de séries de super-heróis carentes de personalidade têm aqui o melhor antídoto possível, apresentando uma história fascinante de uma maneira completamente original.
Você pode assistir Watchmen no streaming Max.




