Este filme de aventura lançado em 2016 realmente merece ser redescoberto, especialmente pela atuação física do ator principal, que é simplesmente impressionante.
Tarzan, uma figura icônica da cultura popular, foi criado por Edgar Rice Burroughs em 1912. Popularizado pela interpretação cinematográfica de Johnny Weissmuller, o rei da selva teve inúmeras adaptações tanto para o cinema quanto para a televisão. Embora Christophe Lambert tenha causado uma impressão duradoura em 1983 com Greystoke – A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva, Alexander Skarsgård também impressionou o público em 2016 com a versão de David Yates, A Lenda de Tarzan.
O rei da selva
Esta releitura do mito de Tarzan nos apresenta a John Clayton, Lorde de Greystoke. Após crescer na selva africana, ele se reconectou com suas raízes aristocráticas e hoje leva uma vida pacífica com sua esposa, Jane (Margot Robbie), até o dia em que é convidado para o Congo como emissário comercial.
Mas ele não faz ideia da armadilha que o aguarda, pois o formidável Leon Rom está determinado a usá-lo para saciar sua sede de vingança e sua ganância… Rom é brilhantemente interpretado por Christoph Waltz, sempre impecável no papel do vilão.
Warner Bros. Pictures
Além de Skarsgård, Waltz e Robbie, o elenco ainda traz Samuel L. Jackson, Djimon Hounsou, Ella Purnell e Jim Broadbent. Mas o que torna este filme tão notável é principalmente a impressionante transformação física de seu protagonista: Alexander, então com 40 anos, submeteu-se a uma dieta drástica e a um treinamento intensivo para forjar o físico poderoso de Tarzan.
Metamorfose física
Naturalmente esguio e elegante, o ator transformou-se em poucos meses em um colosso musculoso. Para personificar o 46º Tarzan nas telas, Skarsgård, ex-soldado do exército sueco, não hesitou. Sua preparação física foi excepcionalmente intensa: ganhou 12 quilos de massa muscular, principalmente nas costas e nos braços. Seis dias por semana, o ator acordava às 4 da manhã para levantar pesos.
Ele também seguiu uma dieta rigorosa! Nada de trigo, glúten, laticínios e, principalmente, nada de álcool ou açúcar – ele se alimentava principalmente de frango. O ator seguiu esse treinamento e dieta quase religiosamente, chegando ao ponto de se isolar completamente de seus entes queridos para se preparar melhor para o personagem.
O ator também se submeteu a essa provação durante as filmagens, não hesitando em treinar até mesmo entre as tomadas. Quando ele chegou ao set no primeiro dia de filmagem, Robbie se espantou: “Quando o vi chegar no set, fiquei sem palavras. As pessoas pararam de trabalhar, impressionadas com o quanto ele havia se esforçado!”
A Lenda de Tarzan está no Telecine (via Globoplay e Prime Video).




