Lançado na Netflix em 2020 e produzido por Scorsese, Joias Brutas é uma verdadeira joia em que Adam Sandler encontra o melhor papel de sua carreira.
Se você é um entusiasta do cinema, acredito que, talvez, sempre foi difícil entender o ator Adam Sandler como um fenômeno nas bilheterias americanas. Quando se pensa nesse astro consigo apostar que um longa de comédia, de ação e outro de drama surgem na sua cabeça de imediado: Gente Grande, Pixels e Click, respectivamente.
No entanto, na América do Norte, ele sempre esteve figurando entre os 10 astros mais bem pagos nas bilheterias. Em 2019, por exemplo, a empresa responsável pelo ator faturou nada menos que 57 milhões de dólares em receita anual. É preciso dizer que com uma taxa que costuma flertar com 20 milhões de dólares por filme, isso ajuda e muito!
Columbia Pictures
Uma figura simbólica da comédia — onde o melhor às vezes se mistura com o pior —, ele é capaz de dar o melhor de si e ser absolutamente formidável. Não podemos enfatizar o suficiente o quão incrível ele está em Embriagado de Amor, de Paul Thomas Anderson. Ainda em 2019, ele orgulhosamente conseguiu incluir um grande filme em sua lista de realizações graças a uma composição eletrizante: Joias Brutas.
Neste filme hilário, porém completamente trágico, escrito e dirigido pelos irmãos Safdie, Josh e Benny, Adam Sandler interpreta Howard Ratner, o dono de uma loja de joias que está repleta de dívidas. Sua grande chance em quitar a situação é através da venda de uma pedra não lapidada enviada diretamente da Etiópia, cheia de minerais preciosos.
Inicialmente Howard a oferece ao astro da NBA Kevin Garnett, um de seus clientes assíduos, mas depois resolve que conseguirá faturar mais caso ela vá a leilão. Para tanto, precisa driblar seus cobradores e a própria confusão que cria a partir de suas constantes mudanças.
Netflix
Assim como Martin Scorsese e Spike Lee, os irmãos Safdie são nova-iorquinos nativos. Eles cresceram em parte no Upper West Side de Manhattan com a mãe e o padrasto, e em parte com o pai em Forest Hills, um bairro famoso no Queens.
Joias Brutas adota uma abordagem às vezes bastante documental sobre essa movimentada megalópole, também relembrando os thrillers febris dos anos 70 filmados na Big Apple. Adam Sandler transita entre atores, às vezes não profissionais, levando o espectador aos bastidores do bairro judeu de diamantes de Nova York, localizado na 47th Street.
Produzido por Scorsese, impulsionado por críticas muito positivas e lançado exclusivamente na Netflix em meio à pandemia de Covid-19, Joias Brutas é um diamante raro e puro que foi, infelizmente e muito injustamente, esnobado pelas principais premiações. Se você perdeu esse filme magistral, precisa assistir.




