O protagonista de O Poderoso Chefão disse que deu uma carreira ao seu colega de profissão por dizer não a esse projeto.
Star Wars é uma franquia pela qual quase qualquer ator ou atriz mataria para fazer parte, mas quando George Lucas se preparava para filmar Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança a situação era muito diferente. Eram os anos 70 e, embora o diretor tentasse contratar algum ator popular da época, não teve sorte.
Quando Lucas procurava alguém para o papel de Han Solo, o cineasta enviou o roteiro para vários intérpretes conhecidos. Entre eles estava Al Pacino. O ator, que na época era uma estrela graças a personagens como Michael Corleone nas duas primeiras partes de O Poderoso Chefão e seu papel protagonista em Serpico, não entendeu o roteiro e recusou a oferta. E isso que, segundo ele, ofereceram muito dinheiro.
Paramount Pictures
“Bem, recusei Star Wars. Quando cheguei pela primeira vez era o novato do pedaço, você sabe o que acontece quando você fica famoso pela primeira vez. É tipo: ‘Dê para o Al’. Eles me dariam até a rainha Elizabeth para interpretar”, contou Pacino no centro cultural The 92nd Street Y, New York (via Variety).
Como continuou:
Me deram um roteiro chamado Star Wars… me ofereceram muito dinheiro. Não entendi. Li… então disse que não podia fazer isso. Dei a Harrison Ford uma carreira
É mais que conhecida a história de que Ford, que trabalhava como carpinteiro enquanto fazia alguns papéis como ator, foi aos escritórios onde estavam fazendo o teste para Star Wars para construir uma porta.
Lucas já havia trabalhado antes com Ford no filme Loucuras de Verão. Assim, quando o cineasta o viu, pediu ajuda para os testes: sua missão era ler as falas de Han Solo. Foi uma casualidade, mas uma vez que Lucas viu Ford soube que ele era perfeito para o papel.
Além de Pacino, o personagem também foi oferecido a Kurt Russell, Christopher Walken e Nick Nolte. Então, poderia se dizer que sim, que Ford deve sua carreira a Pacino. E a alguns outros intérpretes da época que disseram não a Han Solo. Porque depois de Star Wars vieram projetos como Indiana Jones e Blade Runner. E o resto é história.




