A emissora não esperava que a novela rejeitada por ela seria a grande aposta do SBT – que fez até um remake!
Nem sempre tomamos boas decisões e até a maior emissora do Brasil está sujeita a errar. No entanto, a recusa em transmitir uma das novelas infantis mais famosas do mundo teve um preço: custou à Globo uma baita perda de audiência para seu rival, o SBT.
Em 1991, estreava no SBT Carrossel, a novela mexicana que encantou o nosso País. Na época, a emissora pagou 300 mil dólares para exibi-la, e podemos dizer que foi uma jogada de mestre, já que conseguiu desbancar a audiência da Globo. O que poucos sabem é que, na verdade, a trama foi inicialmente cotada para passar na telinha do plim plim, mas uma escolha errada pôs tudo a perder.
Globo esnobou Carrossel
Apesar de terem nas mãos a oportunidade de exibir o folhetim infantil, a Globo não acreditou no potencial da produção e a ignorou completamente. “Acho que Carrossel nem foi vista pela Globo“, disse a representante da Televisa no Brasil, Marina Galliez, em entrevista à Folha de S. Paulo em 1991.
Em vez disso, a emissora líder de audiência no Brasil preferiu adquirir a novela venezuelana Cristal – que nem chegou a ir ao ar. “Tem coisas que não são exibidas na Globo. Eles compraram a novela para que outros não comprassem”, afirmou Daniel Filho ao mesmo veículo, quando ainda era diretor do canal.
Divulgação/Televisa
A má escolha da emissora carioca fez com que o SBT atingisse números impressionantes na grande São Paulo, ainda mais se tratando de uma novela infantil. Em junho de 1991, Carrossel atingia 30 pontos de audiência, enquanto o Jornal Nacional ficava com 39 de média, o que era considerado um número baixo para o telejornal na época.
Após passar um bom tempo em alta, os índices da emissora de Silvio Santos voltaram a cair no início de 1992, com 11 pontos de média, enquanto a Globo alcançava a casa dos 50 com a icônica Pedra Sobre Pedra . Ainda assim, a novela infantil foi reprisada três vezes no SBT. Claro que não conseguiu repetir os números históricos, mas abriu portas para um grande investimento.
Carrossel ganhou um remake
A exibição deu tão certo e conquistou um lugar tão especial no coração dos brasileiros que, em 2012, a emissora finalmente decidiu produzir e transmitir a versão brasileira de Carrossel – e foi um sucesso! Em termos de audiência, ela ficou longe da original, com uma média de apenas 10 pontos no Ibope. No entanto, esse número garantiu a vice-liderança ao SBT na faixa horária.
Além de Chiquititas e Carrossel: Confira os melhores filmes infantis na Netflix que não estão no Top 10
A nova novela Carrossel pode não ter tido uma audiência avassaladora, mas com certeza teve o carinho dos telespectadores. Ela foi responsável por lançar Larissa Manoela para o mundo, e outros atores mirins também se destacaram, como é o caso de Jean Paulo Campos, o Cirilo, que hoje também está na Globo. Maisa Silva foi outra atriz marcante que fez todos caírem na risada interpretando Valéria.
A história cativante e cheia de significados, o elenco e, claro, as memórias afetivas que Carrossel gerou no público – tanto com o remake, quanto com a trama original – provam que foi uma escolha certeira da emissora. E não é à toa que a versão brasileira é reprisada de tempos em tempos, né? Relembrar é viver!
Quer reassistir Carrossel? A versão brasileira da novela está disponível para assinantes da Netflix.