O folhetim foi considerado um dos maiores fracassos da Globo e decepcionou não só o público, como os próprios atores.
A maioria dos grandes atores brasileiros tem pelo menos um fracasso em seu currículo. Com o tempo, é natural que as lembranças desses trabalhos desapareçam – mas não para Grazi Massafera, Antonio Fagundes e outros famosos que se arrependeram amargamente de um folhetim.
A trama em questão é Tempos Modernos, que estreou em 2010. A história gira em torno de Leal Cordeiro (Antonio Fagundes), um milionário de origem humilde que decide construir um edifício gigante e futurístico em São Paulo. No entanto, a ex-bailarina Hélia Pimenta (Eliane Gardini) é contra o projeto. Além de terem ideias diferentes, Leal e Hélia já foram apaixonados no passado.
Apesar de abordar questões contemporâneas, a relação entre o novo e o velho, e as interações entre os seres humanos e máquinas, a história não conseguiu cativar o público e a crítica – e muito menos os próprios atores.
Fracasso absoluto
Durante alguns anos, a novela esteve entre as piores audiências de novelas das sete, com 24,1 pontos de média geral. O que contribuiu para isso foi uma série de fatores: o roteiro considerado confuso e atuações engessadas foram os principais.
Divulgação/TV Globo
Uma das mais criticadas por sua performance foi Grazi, que vivia Deodora, uma robô. Sua interpretação fria e muito artificial gerou críticas e fez com que o rumo da história fosse mudado.
Como uma forma de levantar a audiência, a trama sofreu diversas alterações. Deodora, que era considerada vilã, tornou-se mais humana e se apaixonou, virando uma “menina romântica”; Albano (Guilherme Weber) morreu e o computador Frank (Márcio Seixas) foi desligado – e, como você deve imaginar, nada disso deu certo.
Na época, surgiram rumores de que Fagundes havia pedido para que o autor, Bosco Brasil, matasse seu personagem para ele poder sair da produção. Pensando no fracasso, não é de se surpreender, mas a Globo negou o acontecido.
Reunião do elenco de Tempos Modernos
Durante anos o assunto permaneceu enterrado, até que Grazi Massafera teve a oportunidade de trabalhar novamente ao lado de Fagundes, em Bom Sucesso (2019), e resolveu abrir o jogo.
“Eu fiz uma novela com ele [Fagundes] que foi um fracasso, né? Foi Tempos Modernos. Foi a pior novela da Globo, e eu fiz. Foi com ele, isso dá um acolhimento no meu coração. A gente se reencontrou [em Bom Sucesso] e falou: ‘Agora a gente vai fazer uma novela, tomara [que dê certo]… Deus abençoe’. E abençoou, para gente esquecer. Mas tudo são experiências”.
E se você quiser ver Tempos Modernos com seus próprios olhos, a novela está disponível para assinantes do Globoplay.