Lançado nos cinemas em 2006, O Grande Truque, de Christopher Nolan, é um thriller maravilhoso que explora a relação entre dois mágicos talentosos. Embora possa não ser o trabalho mais conhecido do cineasta, é um grande sucesso com um resultado final impressionante.
E, apesar da dupla Hugh Jackman e Christian Bale nos papéis de destaque, havia outro nome que era fundamental para Nolan no filme…
Warner Bros.
“Quando estávamos escalando o elenco, ficamos completamente presos ao personagem de Tesla“, disse Nolan à Entertainment Weekly em 2016. “Ele era um personagem sobrenatural, à frente de seu tempo, e em certo momento, percebi que ele era como O Homem que Caiu na Terra [filme de 1977 estrelado por David Bowie]. Como o maior fã de Bowie do mundo, quando fiz essa conexão, ele me pareceu o único ator capaz de encarnar esse papel. Ele tinha o status de um ícone indispensável e era um personagem tão misterioso quanto Tesla.”
Mas Nolan teve dificuldade em trazer Bowie para o set. “Demorei um pouco para convencê-lo, ele havia recusado o papel na primeira vez”, disse o cineasta. “Pelo que me lembro, foi a primeira vez que um ator me disse não e eu voltei a procurá-lo. Pedi permissão para explicar por que ele era o ator certo para o papel. Com toda a honestidade, eu disse a ele que, se ele recusasse, eu não tinha ideia do que fazer. Posso dizer que implorei.”
David Bowie, convencido pelos argumentos e apelos de Nolan, finalmente concordou em interpretar Nikola Tesla em O Grande Truque, um de seus últimos papéis na tela grande.




