Nem Meryl Streep, nem Ingrid Bergman. A maior de todos os tempos é ela.
Quando se pensa nas melhores atrizes da história do cinema saem alguns nomes como os de Bette Davis, Ingrid Bergman ou Meryl Streep, mas há alguém que supera todas elas. Uma mulher que trabalhou na tela grande durante mais de 60 anos, mas que foi muito mais seletiva e premiada que suas grandes rivais. Refiro-me a Katharine Hepburn.
Para começar, Katharine Hepburn tem um recorde que está vigente há mais de 40 anos e que será muito difícil que alguém supere: é a única pessoa que ganhou 4 prêmios Oscar por seu trabalho interpretativo, conseguindo além disso todos eles na categoria de melhor atriz protagonista.
A maior
Os únicos com alguma possibilidade real de igualar isso são Frances McDormand e Daniel Day Lewis, pois cada um deles tem três. Por sinal, Hepburn também compartilha algo muito importante com este último: os dois levaram as coisas com calma e trabalharam em uma quantidade bastante reduzida de filmes.
Para colocar em números, Hepburn apareceu somente em 44 longas-metragens para cinema ao longo de sua carreira profissional. O primeiro foi Vítimas do Divórcio em 1932, enquanto sua despedida da tela grande se deu em 1994 com um papel secundário em Love Affair – Segredos do Coração. Em todo esse tempo conseguiu 12 indicações ao Oscar, portanto foi candidata por mais de 25% de seus trabalhos. Nada mal.
Columbia Pictures
Embora não tenha aparecido muito na televisão, Hepburn também ganhou o Emmy em uma ocasião – sendo indicada cinco vezes mais. Onde sim trabalhou de forma mais frequente foi no teatro, mas lá ficou com vontade de conquistar o Tony por mais que fosse candidata ao prêmio em duas ocasiões.
A própria Hepburn confessou em seu momento no The New York Times que “raramente vejo meus próprios filmes, mas quando vejo os antigos digo: ‘Que talento tem! Que encantadora é! Que maravilha!’. E então penso: Talvez poderia ter feito muito mais com isso”. E é que com certeza não sou o único a quem encantaria ter acesso a mais filmes com ela no elenco.

Romulus-Horizon
Isso sim, ela mesma não hesitava em tirar mérito de si: “Não posso acreditar que passei pela vida… e fui atriz. Me aterroriza. Não o atuar em filmes. Isso é seguro. Muita gente pode fazê-lo. Você não é médico nem um grande professor nem escritor. Você é uma pessoa com um dom para se apresentar”.
Por minha parte, se ainda não estão familiarizados com seu tremendo talento, recomendaria remediar isso o quanto antes. Para começar, recomendaria experimentar duas grandes comédias como Cupido É Moleque Teimoso e Núpcias de Escândalo ou um dos melhores filmes de aventura da história como Uma Aventura na África.