A trilogia O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, foi considerada impossível de filmar por quase meio século – até que Peter Jackson provou o contrário de forma espetacular. Seus épicos de fantasia arrecadaram cerca de três bilhões de dólares em todo o mundo, ganharam um total de 17 Oscars e entraram para a história do cinema.
Elijah Wood provavelmente sempre será associado a Frodo, e a maioria dos fãs de fantasia, é claro, conhece Ian McKellen como Gandalf. Mas as coisas quase foram diferentes, como o ator de 86 anos contou à Variety. Antes de McKellen ser escolhido, os produtores de O Senhor dos Anéis abordaram vários outros atores – e todos recusaram!
Estes grandes atores recusaram O Senhor dos Anéis
New Line Cinema
Ian McKellen encara com naturalidade o fato de estar longe de ser a primeira pessoa que Jackson tinha em mente para o papel do mago sábio. “Acho que você nunca é a primeira escolha”, avalia de forma realista o ator, que já ganhou mais de 40 prêmios de cinema. Dois dos principais candidatos preferidos do estúdio eram Anthony Hopkins e Sean Connery.
“Eu certamente não era a primeira escolha para Gandalf. Tony Hopkins recusou [o papel], e Sean Connery provavelmente também”, continuou McKellen. “E espero que se sintam estúpidos!”
No caso de Connery, que faleceu em 2020, sabe-se que ele ficou muito chateado depois. Hopkins ainda não se pronunciou, mas não é improvável que o vencedor do Oscar tenha ficado pelo menos um pouco irritado ao perceber o megaprojeto que havia perdido. Dez anos depois, porém, com o sucesso de Thor, Hopkins finalmente se tornou parte de outra franquia de sucesso.




