Drama de fantasia será exibido pela Globo na noite desta quinta-feira, logo após o remake de Vale Tudo.
Nesta quinta-feira, 3 de julho de 2025, a Globo exibe um filme em um horário diferente do habitual, ideal para quem quer aproveitar a noite. No Cinema Especial de hoje, a partir das 22h25 (horário de Brasília), vai ao ar o longa Era Uma Vez Um Gênio (2022).
Com direção e roteiro de George Miller e um elenco de peso, o drama de fantasia conduz o público por uma jornada repleta de reflexões sobre amor, poder e desejos humanos, que toma rumos surpreendentes. A seguir, confira a sinopse e algumas curiosidades!
Qual é a história de Era Uma Vez Um Gênio, filme do Cinema Especial na Globo hoje (03/07)?
A trama de Era Uma Vez Um Gênio, gira em torno da Dra. Alithea Binnie (Tilda Swinton), uma acadêmica racional e satisfeita com sua vida. Enquanto participa de uma conferência em Istambul, na Turquia, ela encontra um Djinn (Idris Elba), ou o Gênio da Garrafa, que lhe oferece três desejos em troca de sua liberdade.
Isso apresenta dois problemas: primeiro, ela duvida que ele seja real e, segundo, por ser uma estudiosa de histórias e mitologia, conhece todas as narrativas de advertência sobre desejos que deram errado. O Djinn defende seu caso contando histórias fantásticas sobre seu passado. Eventualmente, ela se deixa seduzir e faz um desejo que surpreende a ambos.
Divulgação/Roadshow Entertainment
Baseado em um livro
O filme Era Uma Vez Um Gênio é baseado na coleção de contos míticos The Djinn in the Nightingale’s Eye (O Djinn no Olho do Rouxinol, na tradução literal), da britânica A.S. Byatt. Infelizmente, a romancista faleceu logo após o lançamento da produção.
O emocionante filme de 106 minutos da Netflix baseado em um livro que foi sucesso em 65 países
Referência escondida
Se você reparar bem, verá uma imagem de Thor, da Marvel Comics, na palestra de Alithea sobre narrativa. Mas isso pode não ser apenas uma coincidência: Idris Elba interpretou Heimdall, aliado do herói no Universo Cinematográfico Marvel. Além disso, Tilda Swinton também faz parte do MCU. A atriz viveu a professora e mentora do Doutor Estranho, a Anciã.
Semelhanças com Marvel e DC
E por falar na Marvel, o diretor George Miller, responsável pela franquia Mad Max no cinema, afirmou durante a coletiva de imprensa do filme no Festival de Cannes que a mitologia que dá base à história tem semelhanças com universo dos super-heróis no cinema:
“As histórias se transformam em outras coisas [ao longo do tempo]. É claro que os universos da Marvel e da DC são basicamente vestígios das mitologias grega, nórdica, romana… Há uma ligação direta entre seus personagens. Estamos em um período no qual nos expressamos através dessas histórias. Elas são ecos do passado, ‘formatadas’ para terem sentido.”
Bilheteria abaixo do esperado
Era Uma Vez Um Gênio arrecadou 8,3 milhões de dólares nos Estados Unidos e no Canadá, além de 12 milhões de d[olares em mercados internacionais, totalizando 20,3 milhões de dólares em bilheteria mundial. O desempenho ficou bem abaixo do esperado, especialmente considerando seu orçamento de produção estimado em US$ 60 milhões.