+ Postagens

“Era só eu me divertindo”: Há 31 anos, esse improviso não deveria ter sido filmado, mas deu origem para cena cult em dos melhores filmes de ação – Notícias de cinema

Uma piada improvisada de Gary Oldman durante as filmagens de O Profissional se tornou uma fala cult do cinema, um grito mítico, nascido para fazer Luc Besson rir, que não deveria estar no filme.

Lançado em 1994, o thriller de ação de Luc Besson apresenta Jean Reno no papel de Léon – O Profissional – um assassino que acolhe Mathilda (Natalie Portman), de 12 anos, após o assassinato de sua família. Gary Oldman interpreta o principal vilão, Stansfield, um agente corrupto e violento da DEA. E uma das falas mais emblemáticas da carreira do ator é quando ele exige que um subordinado traga “todo mundo” como reforço, “Everyone” na versão original, antes de repetir esta palavra em um grito exagerado.

No entanto, durante a filmagem desta tomada específica, as intenções de Oldman não eram sérias e ele não esperava vê-la na montagem final do filme!

Em uma entrevista com Stephen Colbert do Late Show em março passado (via ScreenRant), o ator de Harry Potter revelou que a palavra “Everyone” que ele pronunciou a plenos pulmões era na verdade uma piada para Luc Besson. O ator lembra que queria fazer o diretor rir nesta tomada em particular, mas este momento acabou na montagem final do filme.

“Eu fiz algumas tomadas, tipo: ‘Traga-me todo mundo. Todo mundo'”, diz ele de forma completamente calma. “E para fazer Luc Besson rir, de brincadeira, fui até os engenheiros de som e disse: ‘Vou ser muito barulhento’. Foi o que fiz, e ele manteve a cena e a incluiu no filme. Era apenas uma tomada cortada. Era apenas eu me divertindo”.

Reveja a cena em questão no seguinte trecho:

A performance de Oldman no papel de Stansfield continua sendo uma das mais emblemáticas de sua longa e bem-sucedida carreira, em grande parte graças à forma como esta fala se tornou cult. A cena até se tornou um meme online, o que aumentou o alcance do filme muitos anos após seu lançamento. Stansfield também é amplamente considerado um dos melhores vilões do cinema de todos os tempos.

Se O Profissional se tornou um clássico com o passar do tempo, também foi um triunfo quando foi lançado nos anos 90. Avaliado em 4,3 de 5 pelos espectadores do AdoroCinema, foi elogiado pelos críticos por sua direção elegante e pela relação surpreendentemente tocante entre Léon e Mathilda. Mas foi junto ao público que realmente encontrou grande sucesso: sua pontuação Popcornmeter no Rotten Tomatoes de 95% comprova isso, uma nota obtida de mais de 250 mil usuários.

Produzido com um orçamento estimado de 16 milhões de dólares, o filme arrecadou 45 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, um número que certamente é complementado por performances sólidas nas plataformas de streaming ao longo das décadas que se seguiram ao seu lançamento.

Assim, se escolhas ousadas de atores às vezes podem se mostrar ineficazes ou não se harmonizar com o resto do filme, este não é o caso da performance de Gary Oldman em O Profissional. E claramente, divertir Luc Besson tem seu lado bom e, neste caso, deu origem a um momento lendário.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: