A Guerra dos Mundos teve muitas adaptações, mas nenhuma como esta nova que será apresentada no streaming do Prime Video.
Os fãs de cinema e televisão estão mais do que acostumados a lidar com histórias em que a humanidade precisa enfrentar uma invasão alienígena. Mas você concordará que A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, continua sendo a obra de referência no gênero. Escrito há mais de 125 anos, serviu de base para uma infinidade de adaptações, com mais por vir, já que um novo filme será lançado no catálogo do Prime Video ainda neste mês.
Guerra dos Mundos já foi bem adaptada por Steven Spielberg há 20 anos, embora o diretor não tenha ficado satisfeito com o final. E se você pesquisou um pouco sobre o livro, saberá o impacto da versão radiofônica de Orson Welles de 1938 nos Estados Unidos. Some-se a isso outros filmes e séries de TV que, com graus variados de sucesso, nos apresentaram sua obra. Até Todo Mundo em Pânico 3 pode dar uma ideia do enredo! Portanto, em pleno 2025, é difícil surpreender com este romance, ou será que não?
Uma abordagem moderna e bastante original
Em 30 de julho, uma releitura de Guerra dos Mundos, dirigida por Rich Lee, chega ao Prime Video com uma abordagem bastante original, muito em sintonia com os tempos em que vivemos. De acordo com o Deadline e o trailer que o acompanha, esta adaptação contemporânea nos apresenta Will Radford (Ice Cube), um proeminente analista de segurança cibernética da Homeland Security. “Seu trabalho diário é rastrear potenciais ameaças à segurança do país por meio de um programa de vigilância em massa, até que um ataque de uma entidade desconhecida o leva a questionar se o governo está escondendo algo… dele e do resto do mundo”. O que achou da nova ideia?
Este é um thriller de ficção científica bastante envolvente que nos envolve na ação através de celulares e computadores. “É uma experiência visceral em primeira pessoa, pensada para a tela grande, em uma linguagem e formato que já são naturais em nosso cotidiano”, explica Patrick Aiello. A ideia lembra um pouco os filmes Buscando… (2018) e Desaparecida (2023), suspenses de sequestro/desaparecimento que são bastante envolventes. E não é por acaso: um dos produtores dos dois filme mencionados, Timur Bekmambetov, também está por trás desta nova versão de Guerra dos Mundos.
Prime Video
Resta saber se o enredo desses filmes, centrado na busca por uma pessoa desaparecida, funciona com um épico de ficção científica. Mas Bekmambetov acredita que sim: “Será emocionante para eles assistirem ao filme e se perguntarem: ‘Se alienígenas invadissem hoje, como vivenciaríamos isso?’ Muito provavelmente, estaríamos assistindo em nossos celulares”, diz. “Nesse sentido, é uma espécie de versão moderna de A Guerra dos Mundos, de Orson Welles. Naquela época, ele usava o rádio, a tecnologia mais popular da época, para fazer as pessoas acreditarem que a invasão era real. Hoje, esse meio é a tela dos nossos dispositivos”. Ele não está errado. O lançamento está previsto para 30 de julho.
O filme é estrelado por Eva Longoria, Clark Gregg, Andrea Savage, Henry Hunter Hall, Iman Benson, Devon Bostick e Michael O’Neill, além de Ice Cube. O roteiro do novo Guerra dos Mundos foi escrito por Kenneth Golde e Marc Hyman.




