Você sabia que o final de uma das muitas adaptações cinematográficas de uma obra de Stephen King não foi o que ele escreveu?
Alerta de spoiler: Este artigo traz informações importantes sobre o final do romance e do filme O Nevoeiro!
Ousa mudar o final de um romance de Stephen King? Você teria que ser muito corajoso! No entanto, Frank Darabont, a quem devemos os clássicos Um Sonho de Liberdade e À Espera de um Milagre, teve essa coragem com o longa-metragem O Nevoeiro, uma obra opressiva da qual não se sai ileso.
E sabe de uma coisa? A conclusão de Darabont, uma das mais chocantes e tristes da ficção científica, entusiasmou profundamente Stephen King — que não é nem um pouco fã de uma de suas adaptações mais famosas!
Lançado nos cinemas em 2007, O Nevoeiro, uma adaptação cinematográfica do conto de mesmo nome, conta a história dos moradores de uma pequena cidade que se refugiam no supermercado local quando uma névoa sinistra se forma. Eles são então assediados por criaturas misteriosas, escondidas na névoa.
No final do romance, David (Thomas Jane), enquanto ouve rádio, pensa ter ouvido uma mensagem sobre uma zona segura localizada em Hartford. Com o gás acabando, não sabemos o que acontece com o grupo, mas a conclusão do livro é incerta.
Para o filme, Frank Darabont optou por uma opção muito mais radical: quando David encontra sua esposa morta e o grupo fica sem combustível, eles decidem tirar suas vidas. David atira em seus companheiros e em seu filho, mas fica sem balas quando chega a sua vez.
Pronto para deixar os monstros matá-lo, ele percebe, no entanto, que a névoa está começando a se dissipar com a chegada dos militares. E se a fanática religiosa Sra. Carmody (Marcia Gay Harden) estivesse certa quando disse que o sacrifício humano era o que faria essa ameaça desaparecer?
Stephen King entusiasmado… e até um pouco ciumento!
Stephen King é fã desse final chocante. “Quando Frank se interessou por O Nevoeiro, uma das coisas em que ele insistiu foi que haveria um final, mas a história não tem: ela simplesmente desmorona como um incêndio, com os personagens presos na neblina, sem combustível, cercados por monstros, e você não sabe o que vai acontecer a seguir”, disse ele ao Cinemablend em 2017.
“Quando Frank disse que queria fazer o final que planejou, eu concordei totalmente. Achei brilhante. E era tão anti-Hollywood — anti-tudo, na verdade! Era niilista. Gostei disso. Então, disse a ele para ir em frente.”
Stephen King não só adorou o final de O Nevoeiro, como até sente inveja dele. No comentário do DVD do filme, Frank Darabont revela que recebeu um e-mail do romancista sobre a famosa cena. “Nossa, que final incrível. Me desculpe por não ter pensado nisso…”, declarou Stephen King. “Toda geração precisa de um filme como A Noite dos Mortos-Vivos, onde nada dá certo para ninguém no final, onde todos morrem.”
O Nevoeiro está disponível no catálogo do Prime Video.




