Jodie Foster era apenas adolescente quando foi indicada ao Oscar por Taxi Driver – Motorista de Táxi, de Martin Scorsese.
Vencedora de dois Oscars, Jodie Foster começou sua carreira ainda criança e ficou famosa ao estrelar Taxi Driver – Motorista de Táxi (1976), clássico de Martin Scorsese, quando tinha apenas 12 anos – e conseguiu sua primeira indicação ao Oscar.
Jodie Foster trabalhou com Martin Scorsese em Alice Não Mora Mais Aqui (1974) e revelou ao THR como veio o convite para interpretar uma prostituta em Taxi Driver.
“Ele ligou para minha mãe para falar sobre o papel, e ela achou que ele era louco. Mas eu fui encontrá-lo para uma entrevista. Minha mãe achou que, com meu uniforme escolar, ele não acharia que eu era a pessoa certa para o papel. Mas ele aceitou, e ela confiou nele”, explicou Foster sobre o papel controverso quando era adolescente. “Parte do acordo era que qualquer cena que fosse sexualmente desconfortável teria um adulto como dublê”.
“Nunca pensei que isso iria acontecer”: Jodie Foster criticou Hollywood nos anos 90 por este motivo e, agora, muita coisa mudou
Jodie Foster relembrou como era seu relacionamento nos bastidores com o protagonista Robert De Niro, que também foi indicado ao Oscar pelo filme.
“Quando criança, eu achava que seria um trabalho como todos os outros, mas quando cheguei lá, percebi que era criar um personagem do zero, algo que eu nunca tinha feito antes. Tinham me pedido para ser eu mesmo. Foi uma experiência reveladora para mim”, disse.
Robert De Niro e eu fizemos vários passeios, onde ele me levou a diferentes restaurantes pela cidade e me explicou o roteiro. Depois da primeira vez, fiquei completamente entediado. Robert era bem desajeitado socialmente na época e estava praticamente no personagem, que era o processo dele. Acho que revirei os olhos às vezes porque ele era realmente desajeitado. Mas nesses poucos passeios, ele realmente me ajudou a entender a improvisação e a construção de um personagem de uma forma quase não verbal
Por causa de sua idade e da sua personagem, Jodie Foster confessou que os bastidores eram um pouco estranhos. “Eu tinha 12 anos e já tinha feito mais filmes do que qualquer outra pessoa naquela época. Eles ficaram muito desconfortáveis com a minha personagem. Ninguém sabia como me dirigir. Scorsese dizia algo como ‘abra o zíper’ e começava a rir, sem saber o que fazer. Então, ele passava a bola para Robert De Niro, e então Robert me dizia o que fazer”, relembrou ao The Graham Norton Show (via The Independent).
Em Taxi Driver – Motorista de Táxi, Travis Bickle, 26 anos (Robert De Niro) e veterano da Guerra do Vietnã, é um homem solitário no meio da grande Nova York. Logo, ele começa a trabalhar como motorista de táxi no turno da noite, crescendo o sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Travis começa a cogitar, então, de tomar algumas medidas drásticas para mudar esse cenário.




