+ Postagens

“É uma pena”: Cissa Guimarães nunca mais foi chamada pelo seu nome verdadeiro – mas a origem do apelido é adorável!

A apresentadora do Sem Censura, da TV Brasil, tem um nome de batismo que muita gente desconhece.

Tomaz Silva/Agência Brasil/Divulgação

Você já parou para pensar que muitos dos artistas que vemos na televisão não usam seus nomes verdadeiros? Ao longo da carreira, vários atores e atrizes brasileiros adotaram identidades artísticas – seja pela sonoridade, estilo ou até por influências da numerologia.

Nossa lendária atriz, Fernanda Montenegro, por exemplo, nasceu Arlette Pinheiro Monteiro Torres, enquanto Susana Vieira foi registrada como Sônia Maria Vieira Gonçalves. Já o nome de batismo de Lima Duarte é Ariclenes Venâncio Martins!

O mesmo acontece com uma das personalidades mais carismáticas da TV brasileira: Cissa Guimarães. Muita gente acredita que “Cissa” seja seu nome real ou, no mínimo, uma abreviação de “Cecília”. Mas a verdade está bem longe disso. A atual apresentadora do Sem Censura se chama, na realidade, Beatriz Gentil Pinheiro Guimarães.

Mas, afinal, de onde veio o “Cissa”? A origem do apelido remonta à infância da artista e tem uma explicação pra lá de fofa. Em entrevista ao programa Sterblitch Não Tem um Talk Show: O Talk Show, em 2020, Cissa contou como surgiu o nome que a acompanha até hoje:

“Eu comecei a falar muito cedo. Não havia possibilidade, a mais remota, de eu falar Beatriz, porque eu era muito pequenininha mesmo. Com um aninho ou dois. E aí eu falava ‘Betissa’. Então ficou ‘Betissa’. Só que eu sempre fui muito pequenininha, muito minhonzinha. Então assim… era Betissa, virou Betississinha, Cissinha… Cissa”, relembrou ela.

Divulgação/TV Globo

O apelido pegou de vez e acabou se tornando sua identidade pública. Tão forte, que ninguém a chama de Beatriz. “É uma pena, porque Beatriz é um nome tão lindo, me identifico com seu significado, que é ‘aquela que traz alegria’ (…). No colégio, eu nem respondia à chamada quando diziam Beatriz”, revelou em entrevista à revista Quem.

Não por acaso, ao longo de sua carreira no teatro e na TV, a atriz fez questão de homenagear seu nome verdadeiro em pelo menos duas produções.

Em 2004, interpretou uma personagem chamada Beatriz na 11ª temporada de Malhação, da TV Globo, e, anos depois, voltou a viver outra Beatriz na peça Doidas e Santas – um dos maiores sucessos da cena teatral carioca, idealizado e estrelado pela própria Cissa.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: