O fracasso desta ficção científica espacial estrelada por Chris Evans e Cillian Murphy acabou com os planos de uma trilogia.
Danny Boyle se tornou um dos diretores mais promissores de sua geração com Cova Rasa (1994) e Trainspotting – Sem Limites (1996), mas amargou alguns fracassos na sequência de sua carreira, especialmente Sunshine – Alerta Solar, lançado em 2007, filme de ficção científica estrelado por Chris Evans, Cillian Murphy e Rose Byrne.
Depois de trabalharem juntos em A Praia (2000) e Extermínio (2002), Danny Boyle retomou sua parceria com o roteirista Alex Garland para fazer a ficção científica espacial Sunshine – Alerta Solar, mas o resultado acabou sendo decepcionante.
Apesar de ter sido bem recebido pela crítica na época, com 76% de aprovação no Rotten Tomatoes, Sunshine se tornou um grande fracasso de bilheteria, arrecadando apenas US$ 34,8 milhões mundialmente (com orçamento de 40 milhões de dólares).
Em entrevista ao Collider, Danny Boyle revelou que eles planejavam uma trilogia de Sunshine. “Originalmente, quando estávamos fazendo, Alex [Garland] escreveu duas outras partes. Era para ser uma trilogia. Quer dizer, ele só escreveu um esboço. Era uma trilogia planetária. Tinha a ver com o próprio Sol, com duas outras histórias. O interessante é que Alex tem um instinto natural como contador de histórias para querer contar essas histórias em expansão, e é por isso que Extermínio acabou virando uma trilogia”.
Qual é a história de Sunshine – Alerta Solar?
Fox Searchlight Pictures
O Sol corre o risco de desaparecer e, caso isto ocorra, será o fim de toda a humanidade. A última esperança é a nave espacial Icarus II e sua tripulação de 8 pessoas, que transporta uma bomba atômica do tamanho da ilha de Manhattan, que teoricamente alimentará uma nova vida dentro do Sol. Porém, durante a viagem e sem contato com a Terra, eles descobrem o sinal de S.O.S. da Icarus I, a nave enviada 7 anos antes com o mesmo objetivo e cuja causa do fracasso é desconhecida. A tripulação fica dividida entre alterar a trajetória da missão, de forma a obter a bomba existente na Icarus I, o que traria à missão mais uma chance de sucesso, ou seguir o plano original. A decisão recai sobre Capa (Cillian Murphy), o físico da tripulação, que decide ir à outra nave. Porém a mudança de trajetória causa avarias à Icarus II, iniciando uma série de problemas enfrentados na reta final da missão.
Sunshine – Alerta Solar está disponível no catálogo do Disney+.




