+ Postagens

É uma das trilhas sonoras mais famosas do cinema da década de 80: 41 anos depois, ainda a cantarolamos – Notícias de cinema

Em meados da década de 1980, este sucesso de bilheteria americano ofereceu uma obra que ficou na memória dos espectadores… mesmo daqueles que não tinham visto o filme!

Há 41 anos, algumas notas de sintetizador de um compositor alemão, Harold Faltermeyer, soaram pela primeira vez nos ouvidos do público. Esta peça se tornaria um clássico das trilhas sonoras de filmes e uma peça cujas primeiras notas são conhecidas por todos, mesmo por aqueles que não assistiram a Um Tira da Pesada!

Paramount Pictures

“Ninguém queria!”

Convidado em 2014 para a Red Bull Music Academy, 30 anos após o lançamento do filme com Eddie Murphy — produzido pela poderosa dupla Bruckheimer-Simpson — Harold Faltermeyer revelou que o nascimento de Axel F não foi nada simples. O interessante dessa música é que ninguém a queria. Quase fui demitido do filme porque estava tentando temas diferentes que ninguém gostava.”, contou ele.

Isso aconteceu principalmente porque, naquela época, as comédias eram acompanhadas por música orquestral. (…) E colocar uma trilha sonora eletrônica para um dos comediantes americanos mais populares da época deixou o estúdio nervoso.

“Eu tenho que contar para vocês…”

Mas então entra em cena o diretor Martin Brest, que apostava numa abordagem mais moderna. Após pedir uma segunda audição, Brest quebra o silêncio com uma frase que mudaria tudo: “Tenho que dizer a vocês, acho que esta é a melhor contratação que já ouvi para este filme. Acho ótimo, gostei muito, e devemos dizer sim.”

Convencido, Jerry Bruckheimer dá seu aval, assim como Don Simpson — mesmo com o editor Billy Weber ainda torcendo o nariz. A aposta, claro, deu certo. A faixa virou o cultural dos anos 80 e uma febre nas rádios e pistas de dança.

O sucesso lançou Faltermeyer para outros grandes projetos, como Top Gun, O Sobrevivente, Tango & Crash e até Top Gun: Marevick, mais recentemente. E, para a alegria dos nostálgicos, ele voltou também na trilha sonora de Um Tira da Pesada 4, lançado na Netflix — mostrando que, mesmo após quatro décadas, algumas melodias nunca envelhecem.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: