O diretor Park Chan-Wook tomou uma série de decisões para que as atrizes ficassem confortáveis nas cenas de sexo do seu filme.
O cinema está repleto de cenas de sexo marcantes e um dos filmes que mais chamou atenção nos últimos anos foi o provocativo A Criada (2016), de Park Chan-Wook, mesmo diretor de Old Boy, Lady Vingança e Decisão de Partir.
A Criada tem várias cenas eróticas intensas, mas Park Chan-Wook fez questão que suas protagonistas Kim Tae-ri e Kim Min-Hee se sentissem confortáveis nos bastidores da produção, o que infelizmente não é um comportamento comum de cineastas homens – basta lembrar das denúncias de abuso no set de Azul é a Cor Mais Quente.
De acordo com The Scotsman, o diretor proibiu a presença homens no set durante a gravação das cenas de sexo lésbico, operou a câmera remotamente e até construiu uma sala privada no estúdio para que as atrizes ficassem relaxadas nas filmagens. “Tudo isso foi considerado na fase de roteiro. Eu estava prestando atenção especial a essa questão porque queria ter certeza de que as atrizes que interpretariam o filme soubessem exatamente em quais posições estariam e quais ângulos seriam mostrados”, explicou Park Chan-Wook.
CJ Entertainment
“Eu tinha um conjunto de princípios ao projetar essas cenas de sexo. Eu não queria que elas fossem transmitidas da perspectiva do olhar masculino; essas cenas não deveriam objetificar os corpos das mulheres. E eu não queria filmar de forma que parecesse que os personagens estão lá para satisfazer seus desejos sexuais”, ressaltou o diretor à Esquire sobre o filme. “Eu queria fazer uma cena de sexo em que o processo fosse o prazer”.
Kim Tae-ri disse ao The New Paper que, inicialmente, estava preocupada com as cenas de nudez e sexo em A Criada. “Foi uma decisão difícil, com certeza. Pensei muito [antes de assumir o papel]. Depois que tomei minha decisão, simplesmente confiei no diretor”, relembrou a atriz. “Eu já gostava dela [Kim Min-Hee] antes mesmo de descobrir que atuaria neste filme com ela. Foi uma ótima experiência trabalhar com ela no set e aprendi muito. Ela é uma ótima atriz. Ela sempre se certificou de que eu me sentisse à vontade“.
A história de A Criada é ambientada na Coreia do Sul, nos anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.




