O evento tem como objetivo ensinar as crianças a nadar com segurança em piscinas e locais abertos. Entre os participantes estiveram crianças e adolescentes da Associação de Esportes Radicais de Aquiraz (AERA) e da Central Única das Favelas (CUFA).
“Foi muito legal. Gostei muito. Uma estrutura muito boa. Estou gostando muito. É minha segunda vez aqui e agora vou me divertir mais ainda. Estou ansioso para ir nos brinquedos”, comenta David de Oliveira, 15, um dos participantes da aula.
Além da equipe do próprio parque, o grupo de instrutores da aula contou com o medalhista olímpico Thiago Pereira. Com participações em olimpíadas, jogos Pan-Americanos e outras competições de alto nível, o nadador conversou com os jovens sobre a importância do nado não só para lazer, mas também para situações de sobrevivência.
Maior aula de natação do mundo no beach park

Maior aula de natação do mundo no beach park

Thiago Pereira, medalhista olímpico de natação e recordista de medalhas em jogos Pan-Americanos fez a abertura da aula

Maior aula de natação do mundo no beach park

Maior aula de natação do mundo no beach park

Maior aula de natação do mundo no beach park

Maior aula de natação do mundo no beach park
Quando tinha apenas um ano de idade, Thiago quase morreu em um afogamento, o que inclusive motivou a mãe, Rose Vilela, a matriculá-lo nas aulas de natação, já no dia seguinte. Hoje multicampeão e fundador de um instituto de prevenção à acidentes na água, ele projeta que o nado deveria fazer parte até da grade curricular nas escolas pelo mundo.
“O primeiro ponto é a gente voltar o esporte para a escola pensando na saúde e educação. Alta performance vem com o tempo. E obviamente, a natação é o único esporte que salva vidas. Você sabendo nadar você consegue evitar até 88% dos afogamentos”, pontua o também recordista de medalhas nos jogos Pan-Americanos, com 23 conquistas.
A ideia principal do evento é evitar que incidentes como o que ocorreu com Thiago evoluam para uma eventual tragédia. Dados da World Waterpark Association (WWA) organizadora mundial do evento, indicam que os afogamentos ainda são a principal causa de mortes acidentais entre crianças de 1 a 4 anos e a segunda maior nos não intencionais envolvendo crianças até 14 anos.
A parceira com o Beach Park foi firmada logo no início do evento, ainda no ano de 2010. Segundo o CEO do parque, Murilo Pascoal, o evento é, além de uma forma de divulgar a segurança na água, ficar mais próximo à comunidade aquirazense.
“A gente faz algumas ações como essa ao longo do ano. A gente tá localizado em Aquiraz e a gente tem que ter essa conexão com a sociedade do município e ajudar a fazer essa conscientização no município em que a gente está”, afirma.
Aula acontece em mais de 20 países pelo mundo
Promovida pela WWA, a aula é realizada anualmente em mais de 20 países pelo mundo, sempre com o intuito de fomentar o nado seguro para crianças. Além do Brasil, a ação conta com outros parceiros na América do Sul, como Argentina e Equador, bem como nações da Europa, américas Central e do Norte, África, Ásia e Oceania.
O título “maior aula de natação do mundo” não é à toa. Em 2014 o evento estabeleceu o recorde mundial no Guinness Book de participantes simultâneos em uma aula de natação. À época, 36.564 pessoas de 22 países estiveram presentes.
Criada em 2010, a aula já alcançou mais de 413 mil crianças, segundo dados da WWA. Neste período, o evento já passou por 54 nações. Confira lista:
- Antígua e Barbuda
 - Argentina
 - Austrália
 - Bahamas
 - Bahrein
 - Benin
 - Bermudas
 - Bolívia
 - Brasil
 - Canadá
 - Ilhas Cayman
 - Chile
 - China
 - Colômbia
 - Costa Rica
 - Chipre
 - República Dominicana
 - Equador
 - Ilhas Malvinas
 - Alemanha
 - Gana
 - Hong Kong
 - Hungria
 - Índia
 - Irlanda
 - Itália
 - Jamaica
 - Japão
 - Jordânia
 - Líbano
 - Lituânia
 - Ilhas Marshall
 - México
 - Panamá
 - Peru
 - Filipinas
 - Polônia
 - Portugal
 - Catar
 - África do Sul
 - Coreia do Sul
 - Espanha
 - Sudão
 - Suíça
 - Tailândia
 - Trinidad e Tabago
 - Ilhas Turcas e Caicos
 - Uganda
 - Ucrânia
 - Emirados Árabes Unidos
 - Reino Unido
 - Estados Unidos
 - Uruguai
 - Zimbábue
 




