+ Postagens

Ditas há 25 anos neste filme cult, essas duas pequenas palavras foram suficientes para dar coragem a milhões de pessoas – Notícias de cinema

Se você precisa se motivar, nada melhor do que dizer esta frase deste clássico cult lançado há 25 anos!

Em 2000, Ridley Scott nos presenteou com uma das maiores obras-primas do cinema com Gladiador, um épico febril e espetacular estrelado por Russell Crowe. O ator interpreta o general romano Maximus, aliado mais leal do imperador Marcus Aurelius, a quem liderou de vitória em vitória graças à sua coragem e dedicação incomparáveis.

Mas Commodus, filho do imperador, zeloso da glória de Maximus e da afeição do pai por ele, toma o trono brutalmente. Manda prender o general e ordena sua execução. Maximus consegue escapar, mas chega tarde demais para salvar sua família, que é massacrada por ordem de Commodus. Escravizado, ele é vendido a um mercador e se torna gladiador, alimentando secretamente sua sede de vingança.

2 palavras mágicas em Gladiador

Escrito por John Logan, David Franzoni e William Nicholson, Gladiador deixou sua marca com seus versos memoráveis, notavelmente o discurso de Maximus contra Commodus e suas palavras finais que ainda nos dão arrepios: “Terei minha vingança nesta vida ou na próxima”.

No entanto, existem duas palavrinhas que despertaram nosso espírito guerreiro e que ainda pronunciamos hoje. Elas são particularmente eficazes quando queremos nos motivar entre amigos ou quando estamos prestes a enfrentar um desafio complexo, seja no trabalho, no esporte, na universidade ou em outras áreas.

Universal Pictures

No início de Gladiador, Maximus revisa suas tropas em preparação para uma grande batalha. Após inspirar seu exército com sua presença carismática, ele esfrega terra com a mão, aperta o braço do Comandante Quintus e pronuncia estas duas palavras:

Força e honra

Ele então monta em seu cavalo, pronto para a batalha, e dá uma ordem final a Quintus: “Ao meu sinal, liberte o inferno”. Imediatamente, sentimos a tensão aumentar e a batalha pode começar, um prelúdio para um trabalho que nos prenderá pelas próximas 3 horas.

Valores nobres de Maximus

Simples, esta pequena frase parece inofensiva, mas na realidade cristaliza todos os temas do filme, simbolizando particularmente a personalidade de Maximus. Mais do que uma saudação, é um código de conduta infalível para os soldados romanos. Estas palavras resumem perfeitamente os valores que os guerreiros devem incorporar.

Ao evocar a força, buscamos exaltar a coragem, o poder físico e a resistência em combate. Quanto à honra, ela simboliza a crença nos valores de lealdade, dever, dignidade e fidelidade a Roma e seus ideais. Além do filme, é um mantra que pode ser aplicado na vida cotidiana para recuperar as forças e nunca recuar diante dos desafios da vida.

Universal Pictures

O General Maximus personifica poderosamente esses valores ao longo da história. Mesmo traído e escravizado, ele permanece fiel aos seus princípios até o fim, sem vacilar por um único segundo. Dotada de um poderoso poder evocativo, essa expressão também simboliza retidão e bravura, além de ser facilmente contida. Portanto, pode ser entoada em todas as circunstâncias.

Esta curta citação de Gladiador teve um impacto significativo na cultura popular, com o público adotando a frase e tornando-a universal. Gravada no imaginário coletivo, ela ecoa batalhas justas e nobres, mesmo que perdidas desde o início. Quando a lembramos com a voz de Maximus em mente, ela só nos revigora!

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: