Na cabeça dela parecia espetacular.
Se tivessem que escolher sua personagem favorita de Friends, muitos espectadores não hesitariam em dizer Phoebe Buffay, uma das personagens mais cativantes, divertidas e excêntricas da história da televisão. No entanto, para Lisa Kudrow, interpretá-la por dez temporadas não foi exatamente fácil.
Embora a série de comédia pareça fluir naturalmente, a própria Kudrow revelou que dar vida a Phoebe foi um verdadeiro desafio, e ela teve dificuldade em esconder isso às vezes. Em uma entrevista à Variety, a atriz se abriu sobre como era assumir o papel de uma personagem a cada semana que, apesar de muito apegada a ela, não se parecia em nada com si mesma. Na verdade, elas são tão diferentes que a distância forçou Lisa a internalizar cada linha de diálogo para poder interpretá-la de verdade.
Ser autêntico dá trabalho
“A Phoebe era tão diferente de mim como ser humano que eu tive que me esforçar, precisei justificar tudo o que eu dizia na minha cabeça para que parecesse sincero e real para ela. Deu muito trabalho.”
NBC
Kudrow reconheceu que, apesar da atmosfera divertida no set e da diversão do elenco, ela sentia a necessidade constante de simplificar as falas de Phoebe para torná-las críveis. Isso até gerou inseguranças no meio da série.
As exigências que Lisa impôs a si mesma levaram a muitas dúvidas sobre seu próprio desempenho como atriz, a ponto de ela sentir que não estava à altura da tarefa que a personagem exigia. Foi então que um de seus colegas de elenco, Matt LeBlanc, a fez ver as coisas de um ângulo diferente.
“Lembro-me de pensar na 2ª ou 3ª temporada: ‘Meu Deus, não estou fazendo o trabalho!’ E [Matt] LeBlanc disse: ‘O que há de errado com você? Você é ela. Você não precisa fazer isso’.”
LeBlanc, que interpretou Joey, ofereceu a ela uma perspectiva mais relaxada, que não combinava com a abordagem meticulosa de Kudrow, e a ajudou a enxergar a situação de forma diferente. Para ela, encarnar Phoebe envolveu muito mais do que saber algumas falas engraçadas. Foi um exercício constante de empatia e coerência. E saber o que se esconde por trás da personagem torna nossa afeição por ela ainda maior.