Foi um dos favoritos da temporada de premiações e tem uma pontuação perfeita.
Quando um filme aparece constantemente entre os indicados na corrida por prêmios, você sabe que precisa dar uma chance a ele. Às vezes, aquele filme espetacular, tão elogiado pela mídia, não repercute muito no público, mas há outros momentos em que todos concordam que é um título imperdível.
Foi o que aconteceu com Anatomia de uma Queda, dirigido por Justine Triet, filme que ganhou a Palma de Ouro no 76º Festival de Cinema de Cannes, recebeu três indicações ao Globo de Ouro e levou para casa o Oscar de Melhor Roteiro Original (foi indicado a cinco estatuetas). Foi um dos melhores filmes de 2023, ano de seu lançamento, e continua sendo um dos melhores dos últimos anos.
O filme estreou nos cinemas espanhóis em 6 de dezembro, após sua exibição no Festival de Cinema de San Sebastián. O filme, um thriller intenso e brutal, começa com a morte de um homem. Tudo aponta para a queda da parte mais alta de sua casa, mas a polícia começa a investigar, e pode se tratar de assassinato. Inicia-se então um julgamento contra a protagonista, interpretada por Sandra Hüller.
Prime Video / Warner Bros. Entertainment France
Anatomia de uma Queda foi elogiado pela crítica especializada, e o filme tem uma pontuação perfeita de 96% no Rotten Tomatoes. Javier Ocaña, crítico do site Hoy por Hoy, observou que, 15 minutos após o início do filme, ele sabia que estava “assistindo a um filme importante, diferente e formidável em todos os sentidos”. E não poderíamos concordar mais.
O longa é, em linha com o que Ocaña aponta, uma história que começa perfeitamente: com muito pouco, prepara o terreno para que a jornada de Triet, ao longo de duas horas e meia, cause o impacto perfeito no espectador. Os 150 minutos de duração passam voando.
Este é um drama de tribunal cheio de suspense ambientado em Grenoble, nos Alpes Franceses. Sandra, uma romancista, pede para remarcar seu encontro com um aluna que vai entrevistá-la. No andar de cima, seu marido, Samuel (Samuel Theis), toca música alta, o que irrita Sandra constantemente. Quando seu filho cego, Daniel (Milo Machado-Graner), retorna de um passeio com seu cachorro, encontra o pai morto sob a janela.
Assim começa um thriller atípico cuja tensão decorre do julgamento para determinar se Sandra empurrou o parceiro pela janela ou se Samuel cometeu suicídio. Um caso fascinante e impossível de ignorar.
Anatomia de Uma Queda está disponível para compra ou aluguel no catálogo do Prime Video.