Os elogios do ator só se referiam a qualidades que considerava masculinas: “Ela é grande, vigorosa e absolutamente maravilhosa”.
Sendo o ator de Hollywood com o recorde de maior número de filmes protagonizados, está claro que John Wayne teve ao longo de seus anos de carreira a oportunidade com uma longa lista de companheiros de profissão.
Sem ir mais longe, seu fiel amigo, o cineasta John Ford, sob cujas ordens protagonizou 14 filmes no total. O primeiro deles, No Tempo das Diligências, em 1939, uma obra-prima do cinema western. Por outro lado, o ator que mais vezes compartilhou set com Wayne foi Paul Fix, com quem trabalhou em até 26 ocasiões, sendo Ward Bond e Hank Worden com 23 e 17 filmes junto a Wayne respectivamente. Muitos desses colaboradores frequentes também se tornaram seus homens de confiança e acabaram formando seu círculo de amizades.
Não há mulheres na lista de colaboradores frequentes, embora também tenha trabalhado com algumas mulheres em várias ocasiões. No entanto, apenas uma delas ganhou o respeito do ator, cujo conservadorismo e mente fechada o levavam a manter uma atitude de superioridade com as mulheres da indústria.
Houve uma única atriz que considerou como “um deles”: Maureen O’Hara, com quem chegou a trabalhar até em cinco ocasiões como coprotagronista.
Republic Pictures Corporation / Argosy productions
Apresentados pela primeira vez por John Ford para protagonizar Rio Grande em 1950, O’Hara e Wayne repetiram em Depois do Vendaval, Asas de Águia, Quando um Homem É Homem e Jake Grandão entre 1950 e 1971.
Aquelas colaborações fizeram com que sua relação fosse se tornando cada vez mais estreita e, ao mesmo tempo, sua proximidade se traduzia em química na tela. Embora não costumasse apreciar muito suas colegas, Wayne admitiu que O’Hara pertencia ao seu círculo de confiança, mas a todo momento a comparou como mais um, inclusive se referindo a ela como “um bom sujeito”.
“Só há uma mulher que tem sido minha amiga ao longo dos anos, e com isso me refiro a uma verdadeira amiga, como seria um homem”, disse Wayne em declarações recolhidas pela Far Out Magazine.
“Essa mulher é Maureen O’Hara. Ela é grande, vigorosa e absolutamente maravilhosa. Sem dúvida, meu tipo de mulher. Ela é um sujeito estupendo. Tive muitos amigos e prefiro a companhia dos homens. Exceto Maureen O’Hara”, sentenciou Wayne.