“Eu sabia que um dia tudo se resumiria a isso”, começou o roteirista do mundialmente odiado Dragonball Evolution.
Há projetos com os quais os fãs sonham há décadas e que nenhum estúdio conseguiu levar com eficiência para as telonas. Eles poderiam ser autênticos sucessos de bilheteria, mas são tão complexos que tudo o que os criadores e executivos conseguem realizar são fracassos monumentais.
De todas essas produções impossíveis, Dragonball Evolution é o rei indiscutível. A adaptação live-action da obra de Akira Toriyama foi tão desastrosa que é o melhor exemplo do que não fazer.
O fracasso foi tão grande que a maioria dos profissionais do filme acabou se desculpando. Por exemplo, o próprio protagonista, Justin Chatwin, prestou homenagem a Toriyama após sua morte em 2024 e aproveitou a oportunidade para se desculpar: “Descanse em paz, irmão. E lamentamos ter estragado tanto aquela adaptação.”
Um dos últimos desenhos de Akira Toriyama não foi de Goku: Criador de Dragon Ball nos deixou este presente antes de partir
Mas ele não foi o único! Em 2016, Ben Ramsey, o roteirista do filme, também ofereceu um longo pedido de desculpas. “Eu sabia que um dia tudo se resumiria a isso. Dragonball Evolution marcou um momento criativo muito doloroso na minha vida. Ter algo com o meu nome como roteirista sendo tão criticado globalmente é de partir o coração.
Receber mensagens de ódio do mundo inteiro é de partir o coração. Passei tantos anos tentando me livrar da culpa, mas no final tudo se resume ao que foi escrito, e assumo total responsabilidade pelo que foi uma enorme decepção para tantos fãs.”
Embarquei no projeto em busca de um bom salário, não como fã da franquia, mas como um empreendedor aceitando uma encomenda. Aprendi que, quando você embarca em um projeto criativo sem paixão, obtém resultados abaixo da média e, às vezes, simplesmente é um lixo.
Por mais que Ramsey tenha parte da culpa pelo resultado final decepcionante, ele não foi o único responsável por tudo de ruim com o longa. O estúdio tomou uma série de decisões que, em conjunto, fizeram o filme parecer quase um insulto ao trabalho de Toriyama — que, aliás, também sentiu que o filme não capturava a essência do universo que ele havia criado.
Todos concordamos que a mitologia de Dragon Ball é muito complicada de adaptar, mas o filme se desviou tanto do espírito e da estética que poderia ter um título diferente. Os personagens não tinham as mesmas motivações do material original, e os diálogos eram tão simplistas que a história se tornou simplesmente sem graça e entediante.
Além disso, como o ator principal declarou, prometeram a ele e ao público uma produção enorme que excederia o orçamento de 100 milhões de dólares, mas, na hora de filmar, ele encontrou um investimento de apenas 30 milhões de dólares.
O filme arrecadou 58 milhões de dólares no mundo todo, superando seu orçamento, mas a recepção foi tão negativa que nenhum outro estúdio ousou adaptar o mangá. Se você quiser conferir esse show de horrores, Dragonball Evolution está disponível no Disney+.