Evento homenageia Marisa Orth e cria prêmio inédito voltado à preservação do patrimônio audiovisual.
A cidade histórica de Ouro Preto (MG), volta a ser palco de um dos eventos mais importantes do calendário cinematográfico brasileiro, a 20ª edição da CineOP (Mostra de Cinema de Ouro Preto), que acontece entre os dias 25 e 30 de junho de 2025. A mostra reafirma seu papel como único festival do país dedicado à preservação, história e educação no audiovisual.
Com entrada gratuita e programação presencial e online, a CineOP exibe nessa edição 144 filmes (longas, médias e curtas) vindos de 10 estados brasileiros e 5 países. A seleção está distribuída em 12 mostras temáticas, como a Histórica, Competitiva e Contemporânea.
O humor das mulheres no cinema brasileiro na Mostra Histórica
Neste ano, a temática central da Mostra Histórica tem como linha “O humor das mulheres no cinema brasileiro”, tanto nas telas quanto nos bastidores. A proposta busca reconhecer e valorizar o humor como ferramenta crítica e a atriz Marisa Orth é a homenageada desta edição.
“Eu me sinto feliz, honrada e, claro, com um pouco de síndrome da impostora. A geração da Ingrid Guimarães, da Tatá Werneck, já chegou com o humor mais valorizado, com grandes bilheterias. A minha geração teve que arrombar a porta”, contou a atriz em entrevista exclusiva ao AdoroCinema.
Universo Produção/CineOP
Marisa ainda destacou a importância de nomes como Marília Pêra, Grande Otelo e Golias, como suas referências na comédia. “Marília é minha diva maior. A fluidez com que ela trafegava do trágico com uma gracinha, sempre um humor, uma levezinha.”, completou.
Novo Prêmio e Atividades Formativas
Como parte das comemorações pelos 20 anos, a CineOP lança o inédito Prêmio Preservação, voltado a reconhecer a proteção do patrimônio audiovisual brasileiro. A ideia é valorizar os arquivos, as cinematecas, os restauradores e os pesquisadores que mantêm viva a história do cinema no país.
Além da exibição de filmes, a CineOP promove atividades formativas, debates e ações pedagógicas com foco em educadores, estudantes, pesquisadores e profissionais do setor através de oficinas, rodas de conversa e lançamentos editoriais.




