O cineasta acredita que o trabalho de Williams merecia mais aplausos: “É assustadoramente real.”
Um dos filmes mais subestimados de Christopher Nolan é Insônia, a ponto de ele próprio o considerar sua obra mais desvalorizada. No longa, o diretor trabalhou pela primeira e única vez com dois atores tão renomados como Al Pacino e Robin Williams, e agora vamos descobrir o que o cineasta disse sobre sua colaboração com este último.
“É assustadoramente real”
A verdade é que a escalação de Williams como um psicopata perigoso foi uma grande surpresa na época. É verdade que ele também fez o aclamado Retratos de uma Obsessão naquele mesmo ano, mas o público não estava nada acostumado a ver o ator mostrando seu lado mais sombrio nas telas. No entanto, Nolan relembrou ao Seattle P-I que “ele gosta de atuar. Ele percebeu que não era bem-recebido pelas piadas entre as filmagens, mas sempre divertia a equipe. Aí eu dizia ‘ação’ e ele começava a atuar imediatamente.”
Warner Bros.
Na verdade, Nolan ficou muito impressionado com o trabalho de Williams , a ponto de dizer: “Já vi a atuação dele muitas vezes, e é assustadoramente real. Há momentos em que você não acredita que ele esteja atuando. Ele tem um talento incrível. Foi muito interessante observar esses dois atores com abordagens e energias tão diferentes.”
O cineasta também enfatizou, em uma sessão de perguntas e respostas relatada pelo ScreenRant, que “o que eu pensei sobre Robin foi que ele é um cara extraordinário para se trabalhar, e ele realmente entregou o que considero uma atuação impecável”. Essas declarações foram feitas antes da morte de Williams em 2014.
Além disso, o diretor do aguardado A Odisseia observou que “na maioria das atuações, chega um momento em que alguns detalhes começam a se perder, mas com Robin, ele estava muito imerso no personagem. Ele não é uma pessoa particularmente sombria para se trabalhar; ele é muito animado, amigável e divertido. Ele realmente encontrou algo dentro de si. Acho que é uma atuação muito subestimada dele.”
Insônia está na assinatura premium do Prime Video.




