O segundo episódio do reality apresentado por Ana Maria Braga, exibido nesta quinta-feira (17), foi repleto de tensão e muitas falhas na cozinha.
Sob o comando de Ana Maria Braga, Chef de Alto Nível estreou na última terça-feira (15) na TV Globo. Por enquanto, os três primeiros episódios fazem parte da etapa de Seletivas, na qual cinco participantes de cada grupo – amadores, da internet e profissionais – avançam para a fase de times, liderados pelos chefs Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda.
No episódio de estreia do reality culinário, o foco foi o desempenho dos cozinheiros amadores. Os eliminados em cada rodada foram Erickson, Dih e Júlio Neps. Já os que seguiram no páreo foram Flan, Gilmar, Júlio, Luiza, Marina Cabral e Sutil.
Nesta quinta-feira (17), foi a vez do grupo de cozinheiros da internet entrar em ação – e a disputa ficou ainda mais tensa. Teve massa crua, empratamento errado e muita desorganização. Mesmo pressionados, os competidores mostraram preparo e surpreenderam os jurados.
Divulgação/TV Globo
Quem foram os três eliminados no segundo episódio de Chef de Alto Nível?
O primeiro desafio na cozinha do porão começou com 100% de pressão, e o chef mentor Alex Atala pediu que os participantes preparassem um prato que “saísse bem na foto”. Os cozinheiros da internet se mostraram bem mais preparados que os amadores e, além de cozinhar, também precisaram gravar vídeos durante o processo.
A eliminada da primeira fase foi Maritza Bojovski. A cozinheira teve dificuldade com a gestão do tempo e não conseguiu entregar o prato completo, deixando de fora o vinagrete, o feijão-fradinho e até o brócolis salteado que havia preparado. Com apenas a polenta e uma carne de panela dura sendo servidas, Maritza deixou a competição.
No segundo desafio, na cozinha do meio, o chef Jeferson Rueda pediu nada menos que um prato digno de muitos likes. Mais calmos, os competidores se mostraram criativos e tornaram a disputa acirrada. No entanto, os problemas com o tempo não foram exclusividade da última eliminada: quase todos enfrentaram dificuldades. Teve participante que não tinha nada pronto até 10 minutos antes de a prova acabar e até quem entregou o empratamento de qualquer jeito.
Divulgação/TV Globo
Desta vez, o eliminado foi Bubu Salomão, que já havia passado “raspando” na fase anterior, avançando para o próximo andar como um dos piores. Ele preparou um risoto de cogumelo apimentado, com vinagrete de milho e t-bone grelhado. Os chefs apontaram que, apesar do bom equilíbrio entre os ingredientes, o ponto do arroz não estava adequado para um risoto e o empratamento deixou a desejar.
Subindo para o andar mais alto, a cozinha moderna, com eletrodomésticos e utensílios de primeira linha, deixou os cozinheiros ainda mais nervosos. A chef Renata Vanzetto pediu para que os seis concorrentes fizessem, desta vez, um prato para viralizar. A ansiedade tomou conta e, ao longo do percurso, alguns problemas surgiram.
Alguns competidores precisaram encarar alimentos que nunca haviam preparado antes, como Marina Fucano, que escolheu carne de pato e teve que contar com a sorte de acertar o ponto. A jurada ainda ajudou quem quase errou o cozimento da proteína, além de orientar uma cozinheira que nem percebeu que a panela no fogão estava com o fogo desligado. Vixe!
O detalhe que o MasterChef Brasil esconde para não quebrar o encanto diante das câmeras: “É segredo do programa”
Foi correria de lá, gritaria de cá, e a última – e mais tensa – prova do episódio chegou ao fim. Maria Clara Caldas foi a eliminada da vez após preparar uma alcatra suína com creme de abóbora e um creme de ervilha que, originalmente, seria uma espuma, mas acabou dando errado. Os chefs disseram que o prato estava bom, mas faltou tempero na carne.
Com isso, os escolhidos para a próxima fase do programa foram Marina Fucano, Ícaro Conceição, Bruno Preto, Bruna Lopes e Allan Mamede.
Como funciona o Chef de Alto Nível?
Como mencionamos, o programa Chef de Alto Nível está em sua primeira fase: as Seletivas. A cada episódio, oito competidores de diferentes grupos – cozinheiros amadores, cozinheiros da internet e, o único que falta agora, os profissionais – disputam três provas consecutivas na chamada Torre das Cozinhas: porão, meio e topo.
Cada ambiente tem uma estrutura diferente, e a proposta é que os participantes demonstrem suas habilidades mesmo com poucos recursos. A cozinha do porão tem estrutura precária; a do meio conta com utensílios básicos; e a do topo é totalmente equipada.
TV Globo
Em cada desafio, uma plataforma desce, e todos têm um curto tempo para escolher ingredientes e preparar suas receitas. São apenas 40 minutos para o preparo. Depois disso, os pratos são avaliados, e um competidor é eliminado.
Na fase decisiva, 15 participantes (cinco de cada grupo) formarão times escolhidos e liderados pelos chefs Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda. O grande vencedor leva um prêmio de R$ 500 mil e uma mentoria exclusiva dos jurados do programa.
Chef de Alto Nível vai ao ar às terças e quintas, às 22h25 (horário de Brasília), logo após Vale Tudo, na TV Globo e é reexibido no GNT às quartas e sextas, às 21h45. O reality culinário também está disponível no Globoplay.




