+ Postagens

Assista hoje à noite no streaming: Um dos melhores e mais perturbadores filmes de todos os tempos – que todo fã de cinema precisa ver – Notícias de cinema

Um olhar amargo sobre a sociedade e a mídia que entrou para a história do cinema.

Quando um filme é satirizado em mais de uma dúzia de episódios de Os Simpsons, inspira uma canção popular e, ainda assim, não perde seu efeito opressivo, não é um bom sinal – é ótimo! E é exatamente esse o caso da sátira social mordaz, amarga e intransigente de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica.

O thriller distópico é uma declaração complexa e delicadamente pensada sobre a espiral de violência em que vivemos – bem como uma obra do cinema de terror que nos deixa nervosos e não é para os fracos de coração: Kubrick choca não tanto pelo que mostra, mas sim pela forma como o faz.

Embora a adaptação do romance homônimo de Anthony Burgess tenha menos picos violentos e detalhes macabros do que vários outros títulos mais pesados, a crueldade com que os perpetradores agem aqui permanece gravada na memória por muito tempo.

Laranja Mecânica: A tortura satírica e distópica de Kubrick

Warner Bros.

Alex (Malcom McDowell) lidera uma gangue de jovens de Londres que comete atos de violência gratuita extremamente pesados. Quando um membro rebelde de uma gangue derruba Alex, a polícia consegue prendê-lo. Ele é condenado à prisão e, por fim, escolhido como cobaia para um novo tipo de terapia de reeducação que envolve filmes ultraviolentos.

Com Laranja Mecânica, Kubrick orquestrou uma sinfonia de provocações filmada com naturalidade e acompanhada de música clássica alegre, kitsch e/ou bela. E como se isso não fosse desconfortável o suficiente, tudo é ambientado em um mundo frio, extravagante e estilizado, cheio de características hedonistas, mas completamente sem graça.

Como toda boa provocação, no entanto, Laranja Mecânica tem algo a dizer: a violência aqui está enraizada na falta de empatia, no desejo de prazer e no egocentrismo, mas também é consequência de um estado opressor e parte de um círculo vicioso da mídia. E em um nível metalinguístico, também é um filme violento sobre a representação da violência no cinema.

E uma coisa é certa: nenhuma paródia pode ser extravagante, tola ou estúpida o suficiente para roubar de Laranja Mecânica seu imenso impacto. O filme está na Max.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: