Filmes sobre inteligência artificial existem há décadas, mas pouquíssimas pessoas conhecem este de 2014.
Quase nenhum tópico tem sido tão debatido ultimamente quanto a inteligência artificial. E, embora Agente do Futuro tenha sido lançado há mais de dez anos, o filme de ficção científica traz uma discussão que ainda vale a pena ser vista, levantando muitas questões com as quais o nosso mundo provavelmente se confrontará em breve.
Entre Ex Machina e Eu, Robô
No ano de 2044, devido a enormes desastres climáticos, restam apenas 21 milhões de pessoas no mundo. Para salvar a população da extinção completa, foram criados robôs que realizam todas as tarefas necessárias para garantir a existência da humanidade em um mundo distópico.
As máquinas são baseadas em dois protocolos: o primeiro impede que o robô cause danos a qualquer forma de vida, e o segundo estabelece que nenhuma máquina pode modificar a si mesma ou a outras – ou seja, reconstruí-las ou repará-las. Mas, um dia, tudo muda quando o agente de seguros Jacq Vaucan (Antonio Banderas) encontra uma misteriosa entidade robótica.
Contracorrientes Films
O diretor Gabe Ibáñez faz as perguntas certas. Por exemplo, por que o segundo protocolo existe? Ou, em outras palavras: por que as pessoas têm medo ou pelo menos preocupação com esse tema? E as respostas não são nada clichês.
Uma contribuição inteligente para o tema da inteligência artificial
Semelhante a Eu, Robô, Agente do Futuro também apresenta um mistério que o protagonista tenta resolver. A história, portanto, transita repetidamente entre um filme policial clássico e a ficção científica futurista. A mensagem é relativamente clara: brincar com IA só pode sair pela culatra – ou não é sofisticada o suficiente, ou é sofisticada demais. Nesse caso, os humanos já não são mais úteis.
Com um orçamento de apenas US$ 15 milhões, o filme de ficção científica é impressionante. Os robôs têm um visual estiloso, e a aparência do mundo distópico também impressiona. No entanto, as ideias interessantes apresentadas aqui são, sem dúvida, seu maior ponto forte.
Agente do Futuro está na assinatura premium do Prime Video.




