Na reta final da reprise de História de Amor, o destino de Assunção (Nuno Leal Maia) promete emocionar o público com um desfecho forte e inspirador. Depois de enfrentar momentos de angústia e esperança ao longo da novela por conta do acidente grave que sofreu, o personagem finalmente recebe um diagnóstico definitivo: ele não voltará a andar.
Essa revelação acontece no último capítulo, quando Assunção retorna ao hospital para a avaliação final. O médico começa explicando com firmeza que, em certos momentos, é preciso abandonar a esperança para encarar a realidade de frente. “Tem que ser a verdade… nessas horas, só a verdade pode ajudar”, diz o especialista, preparando o terreno para a notícia difícil.
Ao lado da esposa, Assunção insiste para que o médico não esconda nada. E ele é direto: “A sua invalidez é irreversível. Você não vai mais andar”. A princípio, o impacto é grande. Mas, em vez de se abater como aconteceu após o acidente, Assunção tomará uma decisão corajosa: dar um novo significado à sua vida.
Assunção se transforma no final de História de Amor
O ex-esportista abraça a causa das pessoas com deficiência e transforma sua dor em força. No fim da novela, ele se torna um ativista pela inclusão, usando sua história para conscientizar o público e promover o respeito no esporte e na sociedade.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de História de Amor
Criada e escrita por Manoel Carlos, História de Amor foi ao ar originalmente na Globo entre 1995 e 1996. A novela tem no elenco principal nomes como os de Regina Duarte, José Mayer, Carolina Ferraz, Carla Marins, Ângelo Paes Leme, Lília Cabral, Yara Cortes e Eva Wilma.