Até hoje, apenas este clássico dos anos 90 foi o único filme de terror que conseguiu vencer o Oscar de Melhor Filme.
Os fãs de terror sabem que o gênero historicamente sofre bastante preconceito dentro da indústria cinematográfica. Prova disso é que, até hoje, apenas SETE filmes de terror foram indicados ao Oscar de melhor filme – mas somente um deles venceu a categoria.
Filmes de terror indicados ao Oscar de melhor filme: Apenas O Silêncio dos Inocentes venceu
Orion Pictures
Até hoje, sete filmes de terror foram indicados ao Oscar de Melhor Filme:
O clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin, foi indicado a dez Oscars, incluindo Melhor Filme, e ganhou em duas categorias: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.
Tubarão, de Steven Spielberg, recebeu quatro indicações ao Oscar e venceu em três categorias da premiação: Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som.
O Silêncio dos Inocentes é o único filme de terror vencedor do Oscar de Melhor Filme. Mais do que isso, o filme de Jonathan Demme se consagrou com cinco prêmios (de sete indicações): Além da principal categoria, ele ganhou como Melhor Direção, Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Atriz (Jodie Foster) e Melhor Roteiro Adaptado.
Na trama, a agente do FBI Clarice Starling (Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o periogoso psicopata, Hannibal Lecter (Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.
De M. Night Shyamalan, O Sexto Sentido recebeu seis indicações, sem nenhuma vitória: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante (Haley Joel Osment), Melhor Atriz Coadjuvante (Toni Collette) e Melhor Montagem.
Cisne Negro, dirigido por Darren Aronofsky, conseguiu cinco indicações ao Oscar, mas venceu apenas na categoria de Melhor Atriz para Natalie Portman.
Estreia de Jordan Peele na direção de um filme, Corra! recebeu quatro indicações ao Oscar e voltou para casa com o prêmio de Melhor Roteiro Original.
Por último (pelo menos até o momento), A Substância de Coralie Fargeat recebeu cinco indicações ao Oscar e saiu de mãos vazias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Demi Moore), Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Maquiagem e Penteado.




