Obrigações contratuais o fizeram vestir seu macacão e subir no caça.
A morte de Val Kilmer foi um tapa cruel que doeu profundamente. Ao longo de sua prolífica carreira, o ator de Los Angeles nos deu vários papéis icônicos.
Mas se tivermos que escolher um que se destaque entre os demais, competindo fortemente com Nick Rivers de Top Secret!, o implacável Chris Shiherlis de Fogo Contra Fogo e o eterno Doc Holliday de Tombstone, seria o piloto Tom Kazansky, mais conhecido como Iceman.
Paramount
Com seu papel em Top Gun – Ases Indomáveis, Kilmer conseguiu impulsionar sua carreira e se estabelecer como um dos maiores rostos emergentes de Hollywood. – mas sua reação inicial à produção foi rejeição instantânea! Como relatou no documentário Val, ele não teve escolha a não ser aceitar, vestir seu macacão e subir no caça F-14.
Acredite ou não, eu não queria fazer Top Gun no começo. Achei o roteiro idiota e não gostava de filmes de guerra. Mas eu tinha um contrato com o estúdio, então não tive escolha
Apesar de tudo, Kilmer era um profissional e decidiu mostrar seu comprometimento com o trabalho levando sua rivalidade com Maverick, personagem de Tom Cruise, para além das telas, criando uma espécie de guerra civil no set que alimentou os sentimentos transmitidos para a tela.
“Eu exagerei deliberadamente na rivalidade entre Tom e eu fora das telas. O que acabou acontecendo foi que, como era de se esperar, os atores se dividiram em dois grupos distintos. De um lado estavam Maverick e Goose; do outro, Slider, Hollywood, Wolfman e eu, Iceman.”
Quase quarenta anos depois, Top Gun continua sendo um dos duelos mais intensos do cinema de ação dos anos oitenta, cujo arco foi fechado com grande emoção em Top Gun: Maverick, no qual pudemos nos despedir não só de Iceman, mas também, de certa forma, de Val, no último papel de sua carreira.
Top Gun – Ases Indomáveis está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.




