Uma gigantesca e influente franquia de ficção científica que inspirou Matrix e muitos outros retorna com seu mais recente capítulo.
Um dos pilares do gênero cyberpunk, A Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell está prestes a ganhar uma nova versão animada — e, ao que tudo indica, será a mais fiel ao mangá original de Masamune Shirow desde sua primeira publicação em 1989.
Ao lado de Neuromancer, de William Gibson, e do clássico Blade Runner, de Ridley Scott, Ghost in the Shell ajudou a moldar o imaginário visual filosófico do subgênero sci-fi que mistura alta tecnologia com decadência social. Agora, o universo de Major Motoko Kusanagi retorna em uma série produzida pelo aclamado estúdio Science SARU, responsável por obras como Devilman: Crybaby e Space Dandy.
Pelo teaser divulgado já dá o tom da proposta do longa: um estilo visual mais arredondado, colorido e ousado, muito próximo da estética original de Shirow — bem diferente do realismo de Stand Alone Complex ou da densidade filosófica do cultuado longa de Mamoru Oshii, lançado em 1995. O design de personagens fica por conta de Shuhei Handa, que também assina o visual vibrante de Dan Da Dan.
A direção está nas mãos de Moko-chan, estreando no comando após trabalhos marcantes em storyboards de animes recentes. E apesar da mudança de geração criativa, o próprio Shirow expressou entusiasmo com a nova abordagem:
Dadas as mudanças de pessoal, poderíamos até chamar isso de primeira parte de uma segunda geração. […] Espero sinceramente que esta seja novamente uma experiência visual.
O enredo: crimes cibernéticos, dilemas existenciais e muita tecnologia
Mais uma vez, a Major Kusanagi — uma ciborgue com consciência humana — deverá enfrentar crimes cibernéticos em um futuro onde a linha entre máquina e humanidade é cada vez mais tênue.
E como sempre, a série deve explorar temas filosóficos sobre identidade, alma, livre arbítrio e tecnologia. A previsão de estreia é para 2026, embora ainda não tenha sido divulgado qual serviço de streaming exibirá a nova animação no Brasil.
Enquanto a nova versão não chega, também vale a pena conferir O Fantasma do Futuro 2 – A Inocência. O longa original de 1995 está disponível no Prime Video, enquanto a controversa adaptação live-action com Scarlett Johansson pode ser vista na Netflix.