A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Ceará (Ficco/CE) desarticulou um esquema de produção de documentos falsos para integrantes da facção Guardiões do Estado (GDE). Duas pessoas foram presas sexta-feira, 29. Criminosos com mandado de prisão em aberto confeccionavam documentos falsos com um falsificador exclusivo da facção.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Paulo Renato Moreira, a investigação referente a facção da GDE mostrou que os integrantes do grupo criminoso faziam uso de documentos falsos. Um homem responsável pela facção e outro era encarregado de produzir os documentos falsos.
É
+
que streaming. É arte, cultura e história.
O responsável pelas falsificações usava dados de outras pessoas e colocava fotografias dos clientes. Os dados eram usados de acordo com o perfil de quem procurava o documento. Pessoas na faixa etária de 25 anos, por exemplo, usavam dados de pessoas da mesma idade. O delegado ressaltou que as cédulas de identidade eram semelhantes as usadas
Um dos presos foi a pessoa responsável pela fabricação e o outro por articular e repassar os clientes da facção. Este último, por sua vez, também fez uso de documentações falsas, mas no dia 5 de novembro foi preso, pois possuía mandado em aberto em razão de uma sentença condenatória. A respectiva sentença era relacionada a crimes de roubo.
Além das prisões, a operação atuou com a apreensão de aparelhos celulares, que subsidiarão as investigações. Há ainda uma terceira pessoa foragida. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela Ficco.