O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, falou nesta quinta-feira (31), que se houvesse uma polícia ostensiva federal durante os atos golpistas do 8 de janeiro, os ataques aos Três Poderes não teriam acontecido.
A fala foi feita durante apresentação da PEC da Segurança Pública aos governadores no Palácio do Planalto, com a presença de Lula (PT). O ministro alertou para a importância de uma polícia ostensiva dessa modalidade para episódios como os ataques e dirigiu-se ao presidente:
“A Polícia Federal terminou o inquérito em relação a esse assunto e chegou à conclusão de que houve graves falhas por parte dessa honrada e valorosa corporação do Distrito Federal. Se nós tivéssemos uma polícia ostensiva federal não ocorreria isso”, disse o ministro.
A criação da Polícia Ostensiva Federal implicaria em uma expansão da atuação da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para as esferas ferroviárias e hidroviárias.
A PEC apresentada pelo ministério quer dar ao governo federal o poder de estabelecer diretrizes de segurança pública e do sistema penitenciário, e obrigar os estados a segui-las.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.




