Embora o lançamento nos cinemas de A Odisseia ainda esteja distante, o prólogo já foi exibido em sessões selecionadas de IMAX e está impressionando o público.
Christopher Nolan é considerado um dos poucos cineastas que ainda conseguem atrair multidões aos cinemas apenas com seu nome. O londrino construiu essa reputação ao longo dos anos com filmes como Amnésia, O Grande Truque, A Origem, Interestelar, a trilogia O Cavaleiro das Trevas e, mais recentemente, Oppenheimer. Portanto, não é de se admirar que seu novo projeto já esteja gerando tanta expectativa, mesmo que ainda demore para chegar às salas de cinema.
A Odisseia, baseada no poema épico homônimo de Homero, será lançada em 16 de julho de 2026 e promete causar uma comoção, especialmente nas salas IMAX. Afinal, esta épica histórica e repleta de estrelas é o primeiro filme rodado inteiramente em IMAX. Os primeiros ingressos (para sessões em IMAX 70mm) foram colocados à venda há algum tempo e esgotaram quase imediatamente. Com o lançamento de Avatar: Fogo e Cinzas, o primeiro trailer completo finalmente foi divulgado, mas uma prévia deste projeto gigantesco já está disponível em alguns países.
Nos Estados Unidos, os filmes Pecadores e o favorito ao Oscar Uma Batalha Após a Outra retornaram aos cinemas IMAX 70mm, bem a tempo da temporada de premiações – e o prólogo de quase seis minutos de A Odisseia também está sendo exibido. E, a julgar pelas reações iniciais online, parece ser algo impressionante.
O maior espetáculo de Nolan
O prólogo promete “o maior espetáculo de que Christopher Nolan já foi responsável” e “sem dúvida o evento cinematográfico de 2026”, afirma o usuário da rede social X (antigo Twitter), Dan Marcus (Danimalish), um dos sortudos que pode assistir alguns minutos da produção.
Já o usuário NolanAnalyst faz jus ao nome e detalha o que o entusiasma: “A música de Ludwig Göransson é incrivelmente intensa e épica. A direção de Nolan transmite perfeitamente a escala gigantesca do cerco de Troia”, e o carisma do ator principal, Matt Damon, é palpável desde o primeiro segundo. Ele critica, porém, uma certa falta de sangue, sugerindo que Nolan provavelmente manterá a classificação PG-13 (no Brasil, geralmente “não recomendado para menores de 14 anos”).
Em termos de escala, segundo JesabelRaay, A Odisseia atinge dimensões que poucos marcos do cinema alcançaram: “Os Dez Mandamentos encontra Lawrence da Arábia, que encontra Ben-Hur. Além disso, em espetáculo, o que é mostrado não fica nada a dever a sucessos de Nolan como Dunkirk e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Uma peça verdadeiramente deslumbrante e magistral de arte. Exquisita e grandiosa, de um jeito que só Nolan sabe como.”
E Brandon Norwood (@bjntweets) também ficou impressionado com a magnitude do blockbuster de 250 milhões de dólares, que superaria até Duna: “Este pode ser o maior filme já feito.”
Um elenco de respeito
A Odisseia certamente impressionará não apenas pela exuberância visual, mas também por um elenco estelar – que não detalharemos aqui, mas apenas citaremos brevemente:
Além de Matt Damon, estão no elenco Tom Holland, Robert Pattinson, Zendaya, a estrela em ascensão Mia Goth, Jon Bernthal, a vencedora do Oscar Charlize Theron e Anne Hathaway – que provavelmente causará sensação em 2026, ano em que também retornará para O Diabo Veste Prada 2 e Mother Mary.
Conheça o enredo de A Odisseia
Universal Pictures
Uma das histórias mais antigas da literatura ocidental ganha uma adaptação cinematográfica pelas mãos do cineasta Christopher Nolan. A Odisseia é um poema épico atribuído a Homero que acompanha as aventuras do herói grego Odisseu (Matt Damon) em sua volta para casa após a Guerra de Troia.
O guerreiro enfrenta criaturas míticas e deuses em sua jornada épica de retorno onde sua esposa Penélope (Anne Hathaway) o aguarda. O rei de Ítaca descreve sua trajetória esbarrando com seres como o Ciclope Polifemo, as sereias e a feiticeira/deusa Circe.




