Até a atriz Jennifer Aniston também participou deste curioso título…
Poucos diretores de Hollywood conseguem rivalizar com a popularidade de Quentin Tarantino e Steven Spielberg nas últimas décadas. Com estilos muito diferentes, é provável que seus caminhos nunca tivessem se cruzado além de uma festa ocasional ou cerimônia de premiação, mas eles trabalharam juntos há quase 30 anos em um projeto que alguns talvez nem saibam que existe…
É compreensível que o título em questão tenha passado despercebido por muitos, já que se trata de um videogame, e não de um filme: Steven Spielberg’s Director’s Chair. Lançado em 1996, gerou um burburinho moderado na época do lançamento, mas certamente não recebeu uma recepção particularmente entusiasmada da imprensa especializada.
Tarantino como ator
A premissa do videogame era simples: o próprio diretor de Titanic guiava o jogador pelo processo de produção de um filme, da escrita do roteiro à edição, sem esquecer as filmagens. Um dos aspectos únicos do jogo é que o magnata de Hollywood filmou diversos trechos usados ao longo do jogo para ilustrar o progresso, e Tarantino chegou a aparecer como ator em alguns deles.
JumpStart Games
Aliás, Tarantino não é o único rosto conhecido que trabalhou com Spielberg aqui, já que Jennifer Aniston também tem um papel de destaque. Ela mesma destacou o quanto gostou da ideia de ajudar jovens aspirantes a diretores na época, enquanto Quentin comentou:
“Não conheço ninguém que tenha tido uma oportunidade como esta antes. Enquanto você está atuando, está fazendo dois filmes completamente diferentes ao mesmo tempo. Fazemos a cena de forma realista e séria para criar um efeito dramático. Depois, fazemos a mesma cena de uma forma maluca e cômica.”
Tudo isso foi feito para se adaptar às necessidades do jogador e tentar oferecer algo nunca visto antes. Uma ideia louvável que causou bastante alvoroço em seu lançamento, mas a verdade é que rapidamente caiu no relativo esquecimento.
Obviamente, Steven Spielberg’s Director’s Chair é um produto típico de sua época, então não espere nada revolucionário. O que você encontrará, no entanto, é um título muito curioso que continua se destacando por ter reunido Tarantino e Spielberg.




