Um casal de mulheres denunciou ter sido vítima de homofobia após ser expulso de um bar por se beijarem. Caso aconteceu no município de Missão Velha, no Cariri cearense, na quarta-feira, 10. Casal registrou Boletim de Ocorrência (BO) e a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) está investigando.
Um vídeo gravado no momento da abordagem mostra o proprietário do estabelecimento pedindo que as clientes paguem a conta e deixem o local. “Aqui no meu estabelecimento eu não aceito”, afirma o dono.
Ao ser questionado por uma das mulheres sobre o que teria visto de errado, ele responde: “Se beijando”, e reforça que, para ele, aquilo seria “demais” dentro do bar.
Em nota divulgada nas redes sociais, a direção do estabelecimento negou que o episódio tenha sido motivado por homofobia.
O comunicado afirma que o bar tem um “compromisso inegociável com a diversidade” e que a intervenção ocorreu por “comportamentos inadequados que infringiram as normas de convivência”, com o objetivo de preservar um ambiente familiar.
A nota também alega que os vídeos divulgados estariam “editados, materiais manipulados e informações falsas que distorcem a realidade dos fatos com o objetivo de difamar nossa imagem e incitar o ódio” e informa que imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas serão apresentados à Justiça.
No Ceará, Lei proíbe discriminação por orientação sexual
O caso reacende o debate sobre discriminação por orientação sexual em espaços privados. No Ceará, a Lei Estadual nº 17.480/2021 determina que estabelecimentos públicos e privados afixem, em local visível, placas informando que é expressamente proibida a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.
Em nota enviada à rádio O POVO CBN Cariri, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil apura a denúncia de conduta homofóbica registrada, na última quinta-feira, 11, por meio de um BO e que Delegacia de Polícia Civil de Missão Velha é a unidade responsável por apurar o caso.




