Nenhuma de suas recusas se deve a isso, mas sim a diferentes circunstâncias pessoais e profissionais.
Pode ser verdade que James Cameron tenha conseguido colocar três de seus filmes no ranking de filmes de maior bilheteria de todos os tempos, mas o diretor de maior bilheteria da indústria não é outro senão Steven Spielberg, cujos longas-metragens arrecadaram mais de 10,7 bilhões de dólares ao longo de sua carreira de cinco décadas.
Três vezes vencedor do Oscar, Spielberg é o rei dos blockbusters, mas além de seus sucessos mais comerciais, como Jurassic Park, Indiana Jones e Guerra dos Mundos, sua filmografia também inclui outros grandes filmes que podem estar entre os melhores da história, como A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan e Contatos Imediatos do Terceiro Grau.
Nem preciso dizer que quase qualquer ator faria qualquer coisa pela chance de trabalhar com um nome grande como Spielberg, mas também é verdade que o cineasta de 78 anos teve que aceitar rejeições por um motivo ou outro.
Por exemplo, Sigourney Weaver recusou duas vezes sua proposta para 1941, Cuba Gooding Jr. recusou Amistad e William Hurt não queria estar em Jurassic Park. No entanto, há uma atriz que não só rejeitou Steven Spielberg uma vez, como fez isso até três vezes, e na verdade nunca trabalhou com o diretor!
Por que Juliet Binoche não queria trabalhar com Steven Spielberg?
A atriz que disse não a Steven Spielberg três vezes foi Juliette Binoche, como ela mesma confirmou em entrevista à Variety no verão de 2022, por ocasião da estreia de Com Amor e Fúria, de Claire Denis.
“Não me lembro muito bem, mas o Steven me lembrou! A primeira vez foi para Indiana Jones e a Relíquia do Destino, porque eu estava fazendo Amantes de Pont-Neuf com Leos Carax. A segunda vez, para A Lista de Schindler, eu estava grávida, e depois, para Jurassic Park, eu já tinha me comprometido com A Liberdade é Azul“, relembrou a atriz à publicação.
Teria sido divertido fazer Jurassic Park para ver como ele fez o filme, mas, ao mesmo tempo, Spielberg é mais um diretor de homens, como Scorsese, na verdade.
Entretanto, Binoche também deixou bem claro que não apenas não descartava trabalhar com nenhum deles, mas que ficaria feliz em fazê-lo. “Claro! Embora eu considere a abordagem cinematográfica deles muito comercial, eles têm uma técnica fabulosa que dominam perfeitamente, e há narradoras femininas. Mas seus filmes carecem de mulheres”, respondeu ele.




