+ Postagens

É um dos maiores faroestes de todos os tempos, mas há décadas seu título vem revelando o final! – Notícias de cinema

Há uma pista séria sobre seu desfecho já no título.

Alguns filmes guardam zelosamente o segredo do seu final e não revelam a menor pista ao espectador. Outros, por outro lado, se permitem fornecer ao público informações importantes logo no título.

É o caso, por exemplo, do magistral thriller de David Fincher, Vidas em Jogo, cujo título serve verdadeiramente como um alerta, tanto para o espectador quanto para o protagonista. Ou em O Retorno de Jedi, sexto volume da saga Star Wars, que de fato revela a redenção final de Darth Vader.

Títulos que “estragam” o filme!

Entre os filmes que gostam de provocar sua conclusão desde o início, também podemos contar um imenso clássico do faroeste, dirigido pelo lendário John Ford e protagonizado por John Wayne e James Stewart: O Homem que Matou o Facínora.

Paramount Pictures

O longa conta as aventuras de Stoddard, um jovem advogado recém-formado que acaba de chegar ao oeste americano para fazer cumprir a lei, e Doniphon, um cowboy heroico que usa pólvora para resolver suas disputas. Em extremos opostos, os dois personagens unem forças para combater o temível Liberty Valance, um bandido sem lei que aterroriza a pequena cidade de Shinbone.

O faroeste de John Ford, portanto, nos diz claramente pelo título (The Man Who Shot Liberty Valance, no original) qual será o resultado desse confronto: Liberty Valance será baleado.

Quem matou Liberty Valance?

Como o nome de um mito ou lenda, o título enfático felizmente não revela tudo: não sabemos se Stoddard ou Doniphon matarão Liberty Valance. E se você ainda não viu o filme e quer manter esta informação como uma surpresa, recomendamos parar de ler aqui.

Como descobrimos no final do longa-metragem, o duelo acontece entre Stoddard (Stewart) e Liberty Valance (Lee Marvin). Os dois atiram simultaneamente, e é Valance quem inexplicavelmente desmaia, apesar da inexperiência do oponente. No entanto, descobrimos mais tarde que foi um tiro do rifle de Doniphon, disparado à distância e no escuro, que derrubou o bandido.

Um segredo que Doniphon e Stoddard protegerão até a fala final do filme. Muitos anos depois, tendo se tornado senador dos Estados Unidos após sua suposta vitória no duelo, Stoddard descobre que suas conexões de trem foram arranjadas especialmente para ele.

“Nada é bom demais para o homem que matou Liberty Valance!” declara orgulhosamente o controlador, ecoando diretamente o título do filme.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: